sexta-feira, 30 de abril de 2010

As duas decadas de Ecologia

Uma retrospectiva do que se publicou nos últimos vinte anos sobre ecologia; O Globo Ecologia narrou de perto a crise do verde. Se hoje o meio ambiente é assunto,em vários lugares,a vinte anos atrás quase ninguém se interessavam pelo importante assunto. A história como o meio ambiente foi se tornando o tema difinitivo do nosso momento,e das futuras gerações. Um progama de tv muito bom chamado globo ecologia está comemorando .Em 1988 publicou painel intergovernamental sobre Mudança do clima. Em 1990,emitiu um relatório afirmando que a ação do homem poderia está causando efeito estufa. Ainda mostrado experiéncia bem-sucedida da coleta seletiva de lixo na cidade de curitiba. Em 1992 a conferência das nações unidas sobre meio ambiente desenvolvimento (Rio eco 92).Em 1997 globo ecologia registra os preparativos de conferência Rio+5,forum promovido pelas nações unidas,para avaliar as ações planejadas na Rio 92. Em 2001,Estreia a série "Àgua fonte de vida",na qual aborda as questões ambientais relacionadas aos recursos hidrícos, Em 2002 Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentavel,também conhecida como joanesburgo 2002,ou Rio +10. 2007 Na temporada foi ao ar a primeira série sobre aquecimento global. Em 2009,Conferência das nações unidas sobre mudanças Climáticas (Cop 15-Compenhague) Para 2010 a ONU declara o ano internacional da Biodiversidade, a produção do progama,globo ecologia vai mostrar a série sobre gestão sustentavel. O que é importante para humanidade deve ser elogiado,principalmente nós que estamos no dia dia,preocupados com situações ambientais em nossa cidade,merecendo atenção redobrada da comunidade e dos poderes públicos das três instancias governamentais.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fauna: Saiba mais sobre o Macaco Aranha

 No Brasil, país onde vive esta espécie, o macaco aranha é chamado de muriqui.

Com 150 cm de altura e quase 20 kg de peso, é o maior macaco do continente americano. O macaco aranha desloca-se agilmente de ramo em ramo graças às suas patas e cauda, particularmente bem adaptadas.

Este macaco só muito raramente desce ao chão e nunca abandonam os bosques onde vivem, ao longo da costa do Brasil.

Há um século atrás cerca de 100.000 muriquis viviam tranquilamente nesses bosques, mas como as árvores têm vindo a ser abatidas para criar pastagens, o seu território ficou reduzido a uns dez por cento da sua extensão original e o muriqui converteu-se numa das espécies mais ameaçadas.
Ainda restam uns 300 macacos aranha. Infelizmente não se reproduzem em cativeiro e só existem exemplares desta espécie num único jardim zoológico do mundo.
Vivem entre 10 e 15 anos.

Perda de gelo flutuante nos polos faz mar subir ‘um fio de cabelo’ por ano

As mudanças registradas na quantidade de gelo que flutua nos oceanos polares estão provocando um aumento do nível dos mares, registrou um estudo públicado nesta quarta-feira (28) na revista ''Geopshycal Research Letters''.
Mas apesar da perda de gelo flutuante a cada ano ser similar a 1,5 milhão de icebergs como os que afundaram o Titanic, o aumento do nível do mar é isignificante. Em um ano esse aumento é equivalente ao diâmetro de um fio de cabelo.

Andrew Sheperhed, autor do estudo e pesquisador da universidade de Ledees, afirma no entanto, que o impacto do degelo é um sinal que não deve ser ignorado. Ele lembrou que nas últimas décadas se registraram reduções consideráveis de gelo flutuante na terra, particularmente nas plataforamas antárticas e árticas.

''Essas mudanças tiveram um grande impacto no clima regional, e já se espera que os oceanos aumentem sua temperatura no curso do século o degelo dos icebergs devem ser considerados em avaliações futuras dos aumentos do nível do mar.

Água é vida

Da série: Desequilíbrio ambiental

A superfície da Terra está em constante processo de transformação e, ao longo de seus 4,5 bilhões de anos, o planeta registra um drástico desequilíbrio ambiental . Há milhões de anos, a área do atual deserto do Saara, por exemplo, era ocupada por uma grande floresta e os terrenos que hoje abrigam a floresta amazônica pertenciam ao fundo do mar. As rupturas na crosta terrestre e a deriva dos continentes mudam a posição destes ao longo de milênios . Em conseqüência, seus climas passam por grandes transformações. As quatro glaciações já registradas – quando as calotas polares avançam sobre as regiões temperadas – fazem a temperatura média do planeta cair vários graus. Essas mudanças, no entanto, são provocadas por fenômenos geológicos e climáticos e podem ser medidas em milhões e até centenas de milhões de anos. Com o surgimento do homem na face da Terra, o ritmo de mudanças acelera-se. 
Fonte: portal educação

Preservação ambiental


[Área de preservação ambiental]

Ultimamente com os problemas provocados pelo homem, o tema de preservação vem sendo mais pensado e discutido. Assiste-se a uma evolução no foco das atividades ambientalistas, principalmente o Greenpeace. Se no início elas se concentravam na defesa de algumas espécies ameaçadas, agora consideram que a conservação dos ecossistemas, aliada ao desenvolvimento sustentável, é vital para a manutenção e a evolução da biodiversidade.

Segundo a União Mundial para a Natureza (IUCN), cerca de 12% das terras do mundo estão atualmente protegidas, o dobro do que havia no início da década de 1990. Boa parte dessa proteção, porém, nunca saiu do papel.

Em 2003, instituições ambientais, cientistas e políticos reunidos no 5º - Congresso Mundial de Parques, em Durban, na África do Sul, definiram novas políticas e critérios para a ampliação e a multiplicação de áreas de conservação e de corredores ecológicos ligando as áreas já existentes e para o envolvimento das comunidades locais com as áreas protegidas. Essas propostas originaram o Acordo de Durban, cujo principal objetivo é a criação de um sistema global de áreas protegidas na próxima década.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cadê as lixeiras???

Quando falava de Processos de Políticas e Instituições, no encotro preparatório da Bahia para a participação do ICID+18, o professor Ildes Ferreira atentou para um problema antigo de nossa cidade, a falta de lixeiras no centro da cidade. '' Se o sujeito sair da matriz com um palito de picole na mão, ele vai jogar no chão, porque vai rodar o centro da cidade todo e não vai achar uma lixeira.'', disse Ildes, e completou: '' O povo precisa se educar, mas para isso o poder público tem que oferecer estrutura.''
Em Aracaju tem uma lixeira a cada metro....


UEFS sedia debate sobre clima e sustentabilidade do semiárido

O debate foi feito entre a comunidade e especialistas da área.
A comunidade, através das entidades civís organizadas, bem como especialistas e poder público, reuniram-se no Auditório Central da UEFS, neste terça-feira (27)com o intuíto de levantar temas a serem apresentados na 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (ICID+18), programada para o período de 16 a 20 de agosto, em Fortaleza.
O encontro começou as 8:30h e se estendeu até as 18:00h, na parte da manhã foi proferida uma palestra pelo professor Alexandre Costa da UECE(Universidade Estadual do Ceará) e teve prosseguimento com uma mesa redonda composta por representantes, do Ingá, Sec. Municipal do Meio Ambiente, e representante dos movimentos sociais. Na parte da tarde a mesa foi sabatinada pelos participantes e posteriormente foram levantadas as propostas que serão levadas para o ICID+18.
O Movimento Água é Vida participou das discussões, levando a sua experiência de 13 anos lutando por um planeta ecologicamente viável. O professor Jêronimo Rodrigues, da UEFS, rassaltou a importancia da participação do movimentos sociais nesse tipo de evento: ''Todos os grandes passos que nós demos, no que diz respeito a conquista de direitos sociais, políticos, originaram das lutas de movimentos sociais.
Nosso blog ouviu outras autoridades presentes no encontro regional:
Washington Almeida- Vice-Reitor da UEFS, Maria Nilza de Jesus- Ingá, Alexandre Costa- UECE e Carlos Souza- MAV.
Acompanhe o áudio:

segunda-feira, 26 de abril de 2010

UniPop - Universidade Popular


A Universdidade Popular surgiu há 3 anos e meio, com o intuíto de capacitar os líderes de movimentos sociais. O curso oferecido esse ano, visa sanar a maior dificuldade enfretanda pelas entidades, que é a falta de projetos para auferir recursos que possibilitem a realização dos mesmos. O curso é uma parceria, entre o Disop e universidades estaduais e federais, e tem como objetivo lançar já no próximo ano, o primeiro curso de graduação. O Blog do MAV, entrevistou pessoas ligadas a UniPop, como Ezequiela Santiago e o Professor de História, João Rocha Sobrinho. Ele que em breve estará lançando o livro sobre os tipos de cidadania.Ouvimos ainda Vivaldo França, um dos representante do MAV na UniPop.Confira o áudio das entrevistas:

Flora: Saiba mais sobre o Pau-Brasil

Definição: Pau-brasil é o nome genérico que se atribui a várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia presentes na região da Mata Atlântica brasileira. O nome de nosso país teve origem nesta árvore.Uma das características mais importantes do pau-brasil é a madeira pesada com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha. Por ser de alta qualidade, a madeira desta árvore é muito usada na fabricação de instrumentos musicais como, por exemplo, violinos, harpas e violas.A presença de pau-brasil na Mata Atlântica era muito grande até o século XVI. Porém, com a chegada dos portugueses ao Brasil teve inicio a extração predatória do pau-brasil. Os portugueses extraíam a madeira para vender no mercado europeu. A madeira era transformada em móveis, enquanto o extrato era usado na produção de corante vermelho.Atualmente, é baixa a presença de pau-brasil na Mata Atlântica. Inclusive, existe lei federal que considera crime o corte ilegal desta árvore.
Dia do Pau-brasil
No dia 3 de maio comemora-se o Dia Nacional do Pau-brasil

Fauna: Saiba mais sobre o Tatu Peba


O tatu peba ou tatu-peludo (Euphractus sexcinctus) é um tatu encontrado do Suriname ao Norte da Argentina. Tal espécie possui coloração amarronzada, carapaça provida de pêlos esparsos, com seis ou oito cintas de placas móveis e cabeça cônica e achatada. É um animal notívago, solitário e onívoro alimentando-se de uma vasta gama de plantas e animais, inclusive carcaças, o que confere a possibilidade de transmitir o botulismo, uma doença importante na bovinocultura, sendo também uma zoonose.Tatupeba é um animal solitário.Ocupa campos,cerrados e bordas de florestas onde escava túneis para se esconder.

Também é conhecido pelos nomes de:

tatu-cascudo
tatu-de-mão-amarela
tatu-de-seis-cintas
papa-defunto

Alagamento de Ruas no Sitio Matias, provoca protesto de moradores



Os moradores da Rua Arlinda Silva e Candido de Abreu, no Bairro Sítio Matias, estão revoltados, pois as mesmas se encontram em estado de alagamento há mais de 82 dias. Segundo os moradores o problema teve início na ocasião da pavimentação das citadas ruas por asfalto, eles teriam alertado aos responsáveis pela obra que ela estava sendo feita de forma errada, que no futuro com a chegada das chuvas os prejuízos seriam enormes.''Há um disnível, muito grande, entre as duas ruas, o que impede a passagem das águas da chuva as deixando nesse estado de alagamento'', disse o morador Sérgio. Os moradores informaram ainda que a situação se agravou após as obras da embasa, registrando-se a ocorrencia de infiltrações e constante invasões nas casas. Sem falar nos incomodos ratos e insetos que invadem a residência. Como forma de protesto foi criado pela comunidade, um boneco que foi colocado entre as duas ruas. O boneco ficava ''pescando'' na água empossada, e seria uma alusão ao engenheiro que teria estruturado mal o nível das ruas.

domingo, 25 de abril de 2010

Universidade Estadual de Feira de Santana, Realiza Seminário

Acontece nesta terça-feria 27/04, das 8:00 às 17hs, na UEFS seminário em preparação a Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas).que será realizada em Fortaleza no período de 16 a 20 de agosto de 2010  O evento contará com a presença do Governador Cid Gomes e do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc e visa contribuir para a Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, que se realizará em 2012.

Vale salientar que o Seminário  abordará os temas “Clima: Variabilidade e Mudanças Climáticas nas regiões semiáridas”, “Vulnerabilidade e Impactos das Variações Climáticas” e “Processos de Políticas Públicas para Adaptação a Mudanças Climáticas e para o Desenvolvimento Sustentável de Regiões Semiáridas”. 
Apoiam o evento: Banco do Nordeste, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Embrapa, INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Rede Clima, Ministério da Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Universidade de Illinois, além de outras Universidades e Centros de Pesquisa. 
Sua participação é de fundamental importância para que o seminário na UEFS atinga os seus objetivos.
Coordenação local do Seminário preparatório  na UEFS
Genival Correa de Souza; Ildes Ferreira de Oliveira; Jemisson Mattos Santos;
Jerônimo Rodrigues Souza; Marjorie Cseko Nolasco e Washington Almeida Moura 
CONTATO: (75) 3224-8017;  (75) 3224-8315     wam@uefs.br
           

Arquidiocese Reuni Pastorais


Aconteceu neste sabado 24/04, no salão Paroquial da Paróquia de Senhora Santana reunião com as Pastorais Sociais, para elaborar o plano de Pastorais da Arquidiocese, estiveram presentes: Dom Itamar, Frei Carlos Alberto da Paróquia Santo Antonio do bairro Capuchinhos, Pe. João Carlos da Paróquia São José do Distrito de São José, Pe. Julio da Paróquia São José Operário do Bairro Campo Limpo, as religiosas Ir. Iria coordenadora da Catequese, Ir. Ceverina coordenadora da Caritas  e Ir. Terezinha responsável pela secretaria da Arquidiocese, as Pastorais: da Familia, Social, Carcerária, Idosos, Vocações, Aids, coordenador do Terço dos homens, coordenador da Renovação Carismáticas, Lourdes Rocha representando as CEBS (Comunidades Escesial de Base) estivemos representando o MAV.

Ficando o próximo encontro agendado para do dia 12 de junho no mesmo local. 

sábado, 24 de abril de 2010

Movimento Água é Vida, representado na UNIPOP

Vivaldo França, Dija Santos, João Rocha, Jucélia e Rúbia.

Ontem e hoje estive presente na UNIPOP, em aulas ministradas pelo Professor de História João Rocha. As aulas fazem parte do Módulo II. (Em breve vocês acompanham a entrevista que fiz com ele e com outros envolvidos nesse baita projeto, diga-se de passagem.

O que vem ao caso agora, é a presença do MAV. Representado nas figuras de Vivaldo França e Dija Santos, fazem parte também Jucélia, Rúbia e Silvia. Junto com outros movimentos que participam do projeto Unipop e diversos militantes, os participantes do MAV assistiram uma aula que teve enfoque na cidadania e os direitos básicos, além da comparação entre a cidadania na lógica capitalista e lógica socialista-marxista. (Beto Lopes)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Comitê De Bacias Tem Nova Diretoria

Foi nesta sexta feira 23 de abril,o comitê de bacias,do rio paraguaçu,reuniu pela VII vez a assembléia ordinária,e a primeira do ano de 2010,para eleger a nova diretoria executiva para o biênio 2010+2011. Duas chapas concorreram a eleição,sendo vitoriosa a chapa 01,que tem como presidente o engenheiro agronomo Eulázio da Silva Fraga; vice o prefeito de Santo Estevão Rogerio dos Santos Costa; Secretário Iremar Moreira da Silva. A diretoria eleita tomou posse imediatamente,e conduziu a segunda parte da assembléia,quando a plenária aprovou algumas deliberações,entre elas definir o local da sede do comitê,a partir de hoje é em feira de santana e a proxima reunião será nos dias 26+27 de maio na cidade de Mucugê na chapada diamantina. Participou da assembléia prefeitos de vários municipios por onde se localiza bacias do rio paraguaçu ao longo dos 614km e uma população de mais de 6,milhões de consumidores das águas do ex-grande rio baiano quase que totalmente degradado, merecendo urgente de revitalização. Nós estivemos lá; somos membro titular do comitê faremos o que for possivel para que as novas gerações tenham de volta o paraguaçu que toda região da chapada; médio e baixo mereçe.

Programa convoca sociedade para preservar a água

A região da Grande São Paulo, incluindo cidades do entorno como Jundiaí, Itu, Campinas, é considerada pelas Nações Unidas uma eminente área de conflito no Brasil por falta de água, sendo comparada ao sertão nordestino. Quem reforça este alerta é Malu Ribeiro, gestora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica, ao explicar que o problema não é por escassez do recurso, mas sim pela quantidade de habitantes e a disponibilidade de água limpa nos rios e efluentes da região. "Cada gota é disputada por todos, indústrias e cidadãos", conta Malu.

Diante do problema, e por também estar inserida no município de Jundiaí, a empresa Coca-Cola por meio de seu instituto decidiu, então em 2007, desenvolver o programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras, junto a SOS Mata Atlântica. O objetivo do projeto é de recuperar e proteger mananciais de água através da recomposição florestal de margens de rios e lagos. A primeira fase do programa é em São Paulo, na bacia do Ribeirão do Piraí, mobilizando a sociedade a preservar e criar áreas de plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.

De acordo com a equipe que coordena o projeto, a mata preservada mantém a qualidade da água e da biodiversidade, recompondo o ecossistema local. "Em uma área devastada dá para sentir na pele como o clima muda, e propicia uma série de problemas com o solo, plantas e animais. Se você tira a mata, tira também a vida daquela região", explica Malu Ribeiro.

Trabalho em conjunto com a sociedade
O programa Água das Florestas funciona com a participação direta da comunidade e produtores rurais. As áreas de plantio são feitas dentro das propriedades ao longo dos rios, sendo firmada uma parceria de 30 anos que prevê a garantia de que as florestas fiquem de pé e a manutenção dos mananciais de água. Porém, um dos primeiros passos, é mudar a consciência da sociedade.

Para Vinicius Madazio, geógrafo, é preciso valorizar quem mantém a floresta, pois são estas pessoas que estão investindo na preservação da qualidade da água que todos vão se beneficiar. "Antes o proprietário da terra via a mata como um 'mato', algo sem serventia. Ao valorizar a mata em pé, ele torna-se um produtor de água, vendo assim também outras formas de negócios, como o ecoturismo ou turismo rural, por exemplo", completa.

O envolvimento com a comunidade vem também por meio de apoio técnico e financeiro. Quem adere ao programa, recebe a remuneração pelos serviços ambientais de acordo com o mercado de carbono, estabelecido na Convenção do Clima do Protocolo de Kyoto. Uma equipe técnica fica responsável pelo plantio e monitoramento da qualidade da água dos rios, avaliando os resultados das ações em determinada localidade.

O projeto prevê o reflorestamento com cerca 3,3 milhões de espécies nativas em uma área de 3 mil hectares em até cinco anos. O investimento estimado é de R$ 27 milhões. Hoje o Água das Florestas conta com a adesão de 17 proprietários na região de Itu, conseguindo recuperar 70 hectares de mata.

Maria Beatriz Prado, gerente da Fazenda Capoava, conta que decidiu fazer parte do projeto por concordar e acreditar na proposta da iniciativa, tendo o respaldo da SOS Mata Atlântica. "A Capoava sempre quis criar zonas de preservação, até porque é obrigação do produtor, mas no meio rural não é assim que funciona. Não existe um fiscal que vem aqui e diz o que você tem que plantar, até porque existem bilhões de forma de não se fazer. Desta maneira, através de uma parceria, é a forma ideal porque junta vários interesses em comum.", revela.

A obrigação que Beatriz se refere é de acordo com a Reserva Legal, contida no Código Florestal Brasileiro, que determina uma área permanente de cada propriedade particular onde não é permitido o desmatamento, mas que pode ser utilizada através de uso sustentável. Malu Ribeiro conta que o trabalho de aproximação com os donos de terra é árduo e minucioso em busca de mostrar as vantagens da parceria. "Quem não cumpre a determinação da Reserva Legal está sujeito a ser enquadrado no TAC (Termo de Ajuste de Conduta), tendo que fazer sua obrigação por meio judicial", alerta Malu.

Na Capoava, já é possível perceber os primeiros benefícios do replantio com a recuperação da vida animal e a vasta mata que beira o rio que passa pela propriedade. "Aqui para nós, ganhamos também com o aumento de visitantes e o interesse de outras organizações para fazer eventos. É como um selo certificador de qualidade", diz Ana Beatriz.

O projeto Água das Florestas recebeu o certificado de reconhecimento especial da Clinton Global Initiative (CGI) após o painel "Protecting Tropical Forests" (Protegendo Florestas Tropicais). A atuação de promover a recuperação de bacias hidrográficas através do reflorestamento de matas ciliares está em linha com os objetivos da The Coca-Cola Company que, junto com parceria com a WWF Global recupera sete das principais bacias hidrográficas do mundo, com o objetivo de tornar-se neutra no uso da água.

FONTE :http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4394301-EI238,00-Programa+convoca+sociedade+para+preservar+a+agua.html

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Rio Jacuípe


Afluente do Rio Paraguaçu nasce na Chapada Diamantina no Municipio de Morro do Chapéu, corre no sentido noroeste/sudeste, passa pelos municípios de: Morro do Chapéu, Miguel Calmon, Piritiba, Várzea do Poço, Mairi, Serrolândia, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Capela do Alto Alegre, Santa Luz, Gavião, São Domingos, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe, Retirolândia, Candeal, Serra Preta, Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Antonio Cardoso, Conceição da Feira, desembocando no Rio Paraguassu próximo a Barragem de Pedra do Cavalo. Corre a uma distância de 5KM a sudoeste da Zona Urbana do distrito Sede do Municipio, passa pelos distritos de Jaguara, Sede e Governador João Durval Carneiro.
Funciona também como divisa entre Feira de Santana e o Município de Serra Preta, Anguera e São Gonçalo dos Campos. Quando do seu encontro com o Rio Paraguçu, forma a Barragem de Pedra do Cavalo, represando um volume d'água bastante significativo no sue leito, contribuindo desta forma com o desenvolvimento dos pequenos agricultores e pecuaristas da região, além do desenvolvimento de sítios voltados para o lazer de fins de semana, a pesca e os esportes náuticos.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Rios da Região

O Município de Feira de Sanatana está localizado num planalto onde os divisores de três das principais bacias hidrográficas do Estado, as dos Rios: Jacuípe, Pojuca e Subaé.
A cidade assinala suaves declividades nos sentidos dos três vales sendo a Nordeste para o Pojuca, a Sudeste para o Subaé e a Oeste para o Rio Jacuípe.
Durante essa semana o Blog do MAV, trará informações importantes sobre esses Rios.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Evento Sobre Uso Da Água Reúne Corrida E Show



Segundo o site http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro foram as sedes brasileiras do evento Live Earth Run for Water, realizado no último domingo (18) em mais de 50 locais em todo o planeta. A atividade, composta por uma corrida de 6 km, atividades educativas e shows, visa à conscientização sobre as conseqüências do mau uso da água.

A distância foi escolhida, segundo a organização do evento, por ser a distância média que mulheres e crianças de países em desenvolvimento caminham diariamente para obter água.

No Brasil, apenas o Rio de Janeiro contou com shows. Em São Paulo, assim como também no Rio de Janeiro, a corrida foi complementada pela Water Village, um conjunto de atividades educacionais a respeito da resolução do problema da escassez de água potável, por meio de exposições, experiências interativas e contato com ONGs locais.

Espécie em extinção: Ararinha Azul

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma arara restrita ao extremo Norte do estado brasileiro da Bahia ao Sul do rio São Francisco. Tal espécie chega a medir até 57 cm de comprimento, com plumagem azul, com asas e cauda muito longas e mais escuras, bico negro com grande dente maxilar e íris amarelo-mostarda. Está seriamente ameaçada de extinção, não sendo mais vista em vida selvagem. Também é conhecida pelos nomes de arara-celeste, arara-do-nordeste e arara-spixi. Seu nome específico é uma homenagem ao naturalista alemão Johann Baptiste von Spix.

Alimentação

É herbívora, mas em cativeiro é alimentada com macarrão especial que tem todos os elementos necessários para a sua sobrevivência. Gosta de frutos, tendo preferência pelo buriti. Ela tambem come semente de Girassol Ela come 6 a 7 grãos por vez 3 vezes ao dia manha tarde e noite.
Características

É uma espécie que só ocorre na região do Nordeste brasileiro, em especial nos estados da Bahia,piaui e Maranhão e áreas úmidas do sertão, onde riachos temporários permitem a existência de árvores mais altas, característica típica da região ,no extremo norte da Bahia ao sul do rio são francisco

Apresentam características especiais, pois ao longo de sua vida têm apenas um parceiro, formando casais fiéis por toda a vida. Se algum deles morre, o outro permanece sozinho ou apenas se integra a um novo grupo.

A ararinha faz ninho em ocos de árvores bem altas e antigas. Em decorrência de corte indiscriminado de árvores da caatinga, aonde restam apenas árvores mais jovens, não tão desenvolvidas e altas, têm dificultado em muito a reprodução desta espécie, inclusive sua adaptação às novas condições. Ela dança ,e se abala. Porem e um bicho
Extinção na natureza

O maior responsável pelo desaparecimento desta ave é o homem devido ao intenso tráfico.Os compradores são atraídos pela sua bela cor azul e principalmente pela ganância de possuir uma espécie tão rara. Um exemplar da ararinha-azul chega a custar no mercado negro milhares de dólares.

Atualmente existem apenas 78 exemplares da ararinha-azul no mundo, o que a torna uma das mais raras espécies vivas. Destes, apenas oito podem ser encontrados no Brasil.sendo que dois estão no zoológico de São Paulo. Apesar de serem um casal, as ararinhas do Zoológico de São Paulo nunca tiveram filhotes.

domingo, 18 de abril de 2010

Chegando Fim da Micareta a Vida Recomeça a Normalidade

O que vai ficar de herança dos quatro dias da festa micarêtesca para comunidade feirense,saudade,tristeza,vontade que a,festa continuasse enfim,festa é festa tem os pró e os contra. A vida cotidiana da cidade não pode sofrer solução de continuidade. Não devemos deixar de lado as preocupações estruturais existente,aí vem mais chuvas,e as sacolas plasticas jogadas em qualquer lugar possibilitando entupimento de bôcas de lôbo,galerias,canais,águas sobre embalagens jogadas em terrenos baldios,lixos jogados em qualquer lugar,produzindo variedades de mosquitos condutores de doenças,como á terrivel Dengue, Por falar em dengue;algun veiculo de noticias vinda de São José do Rio Preto (SP),lá uma arma antidengue está sendo esperimentada. A estratégia é inédita,para conter a poliferação do mosquito Aedes aegypti,a prefeitura da cidade do interior paulista quer testar a natureza no controle da dengue. Trezentas mudas de plantas de espécie Crotalária juncea foram distribuidas na tentativa de atrair libélulas, insetos que se alimentam tanto das lavras,quanto do mosquito do Aedes já adulto. O uso da planta para esse fim ainda é experimental,afirma. Quem sabe...Podemos imitar o que é bom é sempre bom,quando vem em benefício da população.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Movimento Àgua è Vida Em Da Preservação da Àgua Meio Ambiente Com Conciencia Profissional

A preocupação ambiental nesses dias em que a cidade vivencia a sua maior festa popular a maior micareta do Brasil,o carnaval de abril, cinco dias de festas, fazer festa é muito bom, bom mesmo é preservar o meio ambiente, acredito que milhares de toneladas de lixo são produzido em função da festa, as chuvas estão aí ameaçando vir cada vez mais forte, já pensaram as consequências? Vamos brincar, com conciência olhando que pessoas ficaram desabrigadas com as chuvas da última semana em nossa cidade. Quando se fala em conciência profissional, a sociedade civil deve lutar para que faça acontecer as ações dos poderes público, de maneira responsável, planejada, chega de paliativos, e paternalismo, só deve ser permitido moradias em locais que tenha condições de segurança do solo, não interessa a distáncia. Tem que dar condições de mobilidade quando as moradias for mais afastadas do centro, estrutura educacional, esporte e lazer, e não permitir que os menos favorecidos construa pré sepulturas com nome de favelas ou coisa parecida. O Movimento Àgua é Vida, no seu papel de sociedade civil organizada, tem o dever de sensibilizar a comunidade, para reivindicar mais também, cumprir o seu papel de cidadania.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O MAV a Caminha da Proficionalização

O MAV, realizou nesta quarta-feira 14/04, Assembleia Extraordinária, na rua Castro Alves, 1270 centro, com a seguinte pauta:
I- Apresentar para aos Conselhos de Administração e Fiscal, o histórico das atividaades, patrimonial e financeiro do MAV, nestes 12 anos e 10 mesês de caminhada.
II-Apresentação dos diretores que compoem a Diretoria Executiva.
Acolhemos a todo(a)s presentes e convidei os presidentes dos Conslhos de Administração o Sr. Deibson de Souza Cavalcante, e Fiscal Sr. Julio Cezar Moreira Tavares para compor a mesa


Em seguida apraesentamos as atividades realizada pelo MAV que fui fundado em 21 de maio de 1997, sendo realizado 9(nove) Seminários Sobre Saúde, Agua e Saneameto Ambiental, 1(um) Encontro das Questões Ambiental em Feira de Santana, 2(duas) Conferências Sobre Água e Saneamento Ambiental, sendo uma em parceria com o Território Portal do Sertão, 7 (sete) Romárias, varios Seminários em preparação para os CLS Conselhos Locais de Saúde,
realizamos 12(doze) encontros para discurtimos o Conselho Municipal de Meio Ambiente, 3(três) encontros de estudos sobre codigo municipal de meio ambiente, temos mebros titular nos conselhos de Saúde, Conselho de Meio Ambeite e Comitê de Bacia do rio Paraguaçú, em aprceria com o Rotary Novo Horizonte participamos do projeto Plante Vida e aprticipamos de diversas atividades desenvolvidas por outras entidades.
 
Foi minformado sobre o patrimônio do MAV,  Wellingto apresentou o relatório financeiro.
Apresentei para os Conselheiros os diretores que compoem a Diretoria Executiva sendo: Diretor Administrativo Financiero Vivaldo França, Secretária Executiva: Rubia Maria de Freitas, Diretora de Projeto: Ana Isabel Miranda Santana, Diretor de Comunicação e Marketing: Dijavan Santos Carvalho, Diretora pedagogica: Railda Neve.

 
Agradeço os conselho(a)s de Adminsitração, Fiscal e aos Diretores, tenho certeza que continuaremos desenvolvendo atividades para que as novas gerações tenha um meio ambiente saudável




Reajuste de Transportes

O MAV, se solidariariza com os estudantes, sindicatos, entidades e a população, pois entendemos que o Conselho de Transportes juntamente com o Secretário de Transportes Sr. Flailton Frankles, deveriam se reunirem com a comunidades para juntos buscarmos melhorar o sistema de transportes em nossa cidade, porem eles só se reunem para reajustarem tarifa, se eles se reunem para discuterem outras pautas que não sejam aumento de tarifa a comunidade não ficam sabendo.
Não estamos contra a discursão de tarifa o que queremos e que tenhamos uma tarifa coerente e que tenhamos um transportes de qualidade que atenda bem a comunidade.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Está na Hora Da Solidariedade Coletiva a Natureza Não Perdoa

Começamos o ano lamentando desastres natural,em Angra dos Reis no Rio de Janeiro;grande tempestade em São Paulo e no estado de Minas Gerais, terremoto no Haití, terremoto no Chile,e não parou,continuou acontecendo outros acidentes provocado pela natureza. Na ultima semana o Brasil foi palco de mais um acidente. As chuvas no rio de Janeiro e Niterói,foi estarrecedora, somando todos acidentes nesses três e meio meses do ano foram centenas de milhares de mortos. De quém é a culpa? Do homem? Do desenvolvimento?Do crecimento desordenado das cidades,sem o mínimo de planejamento? È as administrações públicas,que não pensa no bem está dos cidadãos e cidadã? O certo é cada dia mais se verifica,casas soterradas,construidas nas encostas,morros,sobre lixões,sempre com olhares milpes dos gestores públicos,e vidas e mais vidas ceifadas. Está na hora de todos se juntarem,na luta pela preservação do meio ambiente,em qualquer lugar deste pais. Aquí tivemos uma pequena amostra na ultima semana, do que a natureza pode fazer. Foi só um dia de chuva,desmoronou a rotina da cidade,com várias familias desabrigadas, Está na hora de concientizar a população,que cada pessoa nessa cidade,é responsavel pela defesa civil,agindo preventivamente. Aquí fica a nossa preocupação cidadã. Podemos discutir nas escolas,comunidades religiosas,sindicais,grupo jovens e todas sociedade numa única luta: Salvar o nosso planêta.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Espécie em extinção: Jacaré-de-papo-amarelo


Saiba mais sobre as espécies em extinção no Brasil, através do Blog do Movimento Água é Vida.

O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) é um jacaré típico da América do Sul. A espécie habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, com suas lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente 50 anos.

São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada.

Mede em média entre 1,5 m e 2,5 m mas já foram capturados exemplares com mais de 3,5 m. Caracterizam-se por possuírem uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.

Estes animais costumam se alimentar de crustáceos e pequenos mamíferos; eventualmente os exemplares maiores podem atacar presas maiores. Seu alimento principal são certos moluscos gastrópodes disseminadores de algumas moléstias nas populações ribeirinhas. Desta forma, nos ambientes onde o jacaré foi eliminado, cresce a incidência de barriga de água entre a população que reside próximo aos rios.

O acasalamento ocorre na terra ou em charcos com pouca água. A fêmea coloca em média, 25 ovos num ninho construído entre a vegetação, próximo à água, e cobre os mesmos com folhas secas e areia. Após a postura, a fêmea torna-se mais agressiva e nunca se afasta dos ovos, pois, estes podem ser predados por animais como o teiú, o quati e o guaxinim. Quando nascem, após cerca de 75 dias, os filhotes se dirigem rapidamente para a água, fugindo de predadores como gaviões e outras aves.

Acordo climático global é impossível em 2010, diz ONU


O mundo não definirá um acordo climático final este ano, disse neste domingo (11) Yvo de Boer, chefe do clima da ONU, afirmando que o foco deveriam ser medidas práticas para ajudar os pobres e salvar as florestas.

De Boer falava nos bastidores do primeiro encontro da ONU desde que a cúpula de Copenhague em dezembro fracassou na aprovação do acordo desejado por muitos países.

Os negociadores do encontro dos dias 9 a 11 de abril em Bonn têm lutado para encontrar uma fórmula para reavivar as negociações de um pacto de combate ao aquecimento global e acertar um cronograma antes do próximo encontro anual ministerial em Cancún, no México, em novembro e dezembro.

“Não acho que Cancún irá nos dar um resultado definitivo”, disse De Boer, que em julho deixa o secretariado de mudança global da ONU após quase quatro anos.

“Acho que Cancún pode obter uma arquitetura operacional, mas fazer disso um tratado, se essa for a decisão, vai exigir mais tempo do que a cúpula. Acho que teremos muitas outras rodadas de negociações de mudanças climáticas antes da solução final ser encontrada.”

Muitos delegados em Bonn estão pessimistas com o desfecho, dizendo que as conversas para encontrar um sucessor para o protocolo de Kyoto depois de 2012 perderam força.

Após dois anos de conversas, a cúpula de Copenhague foi incapaz de apresentar um sucessor para Kyoto, mas mais de 110 países desde então assinaram um acordo não-vinculante. O presidente norte-americano Barack Obama é um de seus maiores apoiadores.

O acordo prometeu US$ 30 bilhões entre 2010 e 2012 para ajudar os pobres a enfrentar os impactos da mudança climática, como inundações, secas, deslizamentos de terra e aumento das marés.

Também se comprometeu a manter o aumento das temperaturas globais em menos de 2ºC em relação à era pré-industrial, mas não detalhou com isso deveria ser feito.

De Boer descreveu o acordo de Copenhague como “um desfecho muito importante”, mas muitos países em desenvolvimento em Bonn rejeitaram novas menções a ele nas conversas da ONU, sublinhando as tensões com os EUA, que nunca ratificaram Kyoto. (Fonte: Folha Online)

sábado, 10 de abril de 2010

Bahia tem cinco cidades em situação de emergência devido às chuvas


As chuvas que atingem áreas da Bahia desde quinta-feira (8) levaram pelo menos cinco cidades a decretar situação de emergência, segundo a Defesa Civil Estadual. Lauro de Freitas, Maraú, Prado, Itamaraju e Feira de Santana são os municípios mais atingidos pelo temporal, segundo Antônio Rodrigues, coordenador executivo da Defesa Civil da Bahia.

Em Salvador, foram registrados mais de 130 deslizamentos de terra. Um deles deixou quatro pessoas feridas nesta sexta-feira (9). Segundo a Defesa Civil municipal, as vítimas estavam em um veículo atingido pelo deslizamento. Elas foram socorridas e não correm risco de morte.

Entre a 0h e as 17h30 desta sexta, a Defesa Civil municipal registrou 415 ocorrências. Entre os registros estão 38 alagamentos, seis árvores caídas, um desabamento de imóvel no bairro de Sussuarana, oito desabamentos de muro e três casas destelhadas. Mais de 40 famílias tiveram que deixar suas casas na capital baiana.

Em Feira de Santana, um homem de 39 anos morreu na quinta-feira. Ele foi arrastado pela correnteza após cair em um riacho.

Na zona rural de Prado, duas pequenas barragens romperam, de acordo com a Defesa Civil estadual. Na mesma cidade, uma mulher morreu eletrocutada, na quarta-feira (7), porque pisou em um fio de alta-tensão.

A chuva que atinge a Bahia é causada pela mesma frente fria que passou pelo Rio de Janeiro no início da semana.

Países ricos se reúnem este mês nos EUA para discutir clima


As 17 principais economias do mundo, responsáveis pela maior parte das emissões de poluentes, se reunirão neste mês em Washington para discutir o clima, anunciou nesta quinta-feira (8) um alto funcionário americano.

Os representantes destes países, que respondem por 80% das emissões consideradas causadoras do aquecimento global, se reunirão na capital americana em 18 e 19 de abril, informou o funcionário, que pediu para que sua identidade seja preservada.

Eles tentarão relançar as negociações após a decepcionante conferência sobre o clima, celebrada em dezembro, em Copenhague.

Paralelamente, os representantes dos 194 países da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) se encontram entre esta sexta-feira (9) e domingo (11), em Bonn, Alemanha, pela primeira vez desde a reunião na Dinamarca.

Seu objetivo é fixar um calendário de trabalho sobre o clima e preparar a próxima conferência dedicada ao tema, prevista para dezembro, no México.

Negociado no apagar das luzes da COP-15, na capital dinamarquesa, o Acordo de Copenhague tem como objetivo limitar a elevação da temperatura do planeta a dois graus, mas se manteve evasivo sobre os meios de como conseguir isso.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Sociedade Civil é Requalificada Pela UNIPOP DISOP

Foi reiniciado nessa sexta feira 08,o curso de gestão de projetos,pela universidade popular UNIPOP,para membros da sociedade civil organizada,formada por Ongs,Associações,entidade sindicais,religiosas. O curso tem duração de sete meses,e visa qualificar as entidades caréntes de recursos humano,na elaboração de projetos,e gestão. È gratificante reunir pessoas sem formação acadêmica;mais com grande experiência e saberes; que estão a margem de oportunidades por esses motivos. No curso reune professores gabaritados de várias universidades parceras do importante projeto social. Parabéns para UNIPOP,e os participantes.
-Carnaval do mês de abril; será na próxima semana aquí em feira de santana,a primeira e a maior micarêta do Brasil,inventada por feirense,todos os foliões amantes do carnaval estarão durante quatro dias revivendo o melhor carnaval de ruas, o carnaval da Bahia. Só alertanmos aos participantes da grande festa,a brincarem em paz pela paz. Chega de violência,brutalidade e uso de drogas, para que possamos festejar uma grande festa dando exemplo de civilidade e harmonia
orgulhando toda comunidade de feira de santana de ter feito a melhor micarêta de todos tempo.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Economia Justiça e Paz é o Momento da Pascoa

Economia e Justiça-Tema da campanha de Fraternidade,2010.Desde os anos de ditadura militar a Igreja católica ,realiza a campanha da fraternidade.Campanhas que tem contribuido com algumas ações goveramentais,pelas temáticas,a população ao longo dos anos tem adquirido conciência de cidadania.O tema deste ano,não deve ser encerrado simplesmente porque encerrou os tempo da quaresma,é válido para todos os dias,economizando que se prospera,num pais ainda injusto com os menos favorecidos. Ecologia-Os ambientalistas tem levantado a bandeira, para que sêja banido das redes de supermercados,mercadinhos,mercearias,as poluidoras embalagens de sacolas plásticas. Uma luizinha está sinalizando no fundo do pôço,por iniciativa de alguma rede de supermercado está implantando as sacolas,retornaveis. Os mais antigos vivenciaram o uso das cestas,sacolas usadas para fezer compras,sem agredir o meio ambiente,esperamos que torne-se realidade. A natureza agradece.-Premio Nacional de Gestão Educacional. Sim foi o nosso CETEB, conquistou mais esse premio Nacional,para felicidade de feira de santana-Estado da Bahia. Como finalista nas categorias de gestão Acadêmica e resposabilidade Social. O resultado do PNGE foi divulgado.nos dias 24 25 26 de março,no Hotel Markond Plaza em São Paulo,parabéns professor Claudenir,e todos que fazem o CETEB,uma referéncia na educação profissional no Brasil.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pascoa Momento Para Refletir

A pascoa é tão importante em nossas vidas.Foi na pascoa que o mestre dos mestres,morreu e ressucitou para nossa redenção.Momento propício para renascer-mos em nós mesmo,sem perder o foco do outro.Armonizando,dialogando,conciliando perdoando e amando o outro como a sí mesmo. Foi assim que Jesus Cristo,ensinou a fórmula de sermos cristãos. Feliz pascoa para governantes,trabalhadores de todas categorias,médicos,professores,quilombolas,indígênas,
religiosos,comunicadores sociais,ambientalistas,prostitutas,presidiários,enfermos,desesperados,
na esperança de dias melhores,enfim uma pascoa onde a justiça e a paz sêja em plenitude para todos,especialmente aos menos favorecidos,e marginalizados. Felicidades.