quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CETEB Organiza Jornada Pedagógica no CEEP Áureo de Oliveira Filho

Com a temática " Memórias - o futuro no presente" a equipe do CETEB preparou a Jornada Pedagógica do Centro Estadual de Educação Profissional-CEEP Áureo de Oliveira Filho e seus anexos para orientar professores, praofissionais docentes ed funcionários no sentidodas concepições da educação profissional que vem sendo levada termo nos cursos técnicos e todos os serviços ofertados. Com base na temática , foram convidadas figuras que auxiliaram a construção da história do CEEP desde o Centro Interescolar, em 1980, passando pela transição da Escola Técnica para Ceteb, entre 1996 a 2001, e depois CEEP, periodo em que a gestão foi passada à Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia-CETEB. O primeiro a falar foi o prof. Luiz Antônio Poente, um dos fundadores, que relatou para o público as dificuldades de implantação de uma escola que trazia muita esperança de melhorar a cida dos estudantes de Feira de Santana; o hoje empresário Epaminondas Félicio, da Instale - ex-aluno - falou de sua experiência como estudantres e trabalhador e das dificuldades que enfrentou para fazer o curso de Eletrotécnica nos anos de 1980 a 1983; o ex-estudante José Honório Sá trouxe muito de sua experiência de superação e telatou para o público como sua vida foi modificada com a formação técnica. O Sr Vivaldo França - figura histórica pela presidência da Associação de Pais - falou das dificuldades para matricular e garantir yma vaga na Escola Técnica e o sucesso obtido nas lutas para manter a escola e criar a CETEB. A professora Railda Carvalho - hoje técnica da DIREC-02 - refoçou os dsados da memória coletiva ao anrrar sua luta de mãe , e professora recém formada, com filhos pequenos, que veio ajudar a implantar o Centro e ajudar a torná-lo unidade de referência de rede estadual, com mais de 2000 matr´riculas de curso técnicos em cinco municipios.
Este panorama histórico, coordenado pela Professora Drª Ludmila Oliveira H. Cavalcante, da UEFS, e equipe pedagógica da CETEB , refoça nos funcionários e profissionais, que atuam na educação profissional, o sentido de pertencimetno e de valorização que resulta na construção de um planejamento pedagógico participarivo que repercuritá na comunidade do trabalho de qualidade implementado no CEEP e seus anexos.
O ditetor Superintendente da CETEB, Professor Claudenir Moreira Machado compartilhou com o Sr. João Batista Ferreira, presidente do Conselho de Administração, a história de envolvimento do empresariado com a educação profissional e que culminou com a fundação da CETEB; e na permanência da Escola Técnica/CEEP como escola ofertante de cursos técnicos de nível médio - em um momento em que o Estado extinguiria os cursos para atender uma nova concepção de educação profissional abstraída da Legislação nacional.
O sentido de pertenciemtno e de comprometimetno com a educação são elementos basilares para o seu sucesso. Mas é fundamental entender que o sucesso se conquista com planejamento e persistência para com os objetivos, sendo o principal deles o desenvolvimetno das pessoas e suas capacidades. A memória neste caso, ajuda a dar sustentação ao futuro qeu se constrói no presente.
A jornada pedagógica segue até amanhã (27/01) e no período de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012, em sitonia com o calenda´rio da Superintendência de Educação Profissional - SUPROF/SEC-BA, quando todas as escolas da rede estarão se reunindo para receber as orientações da SEC-BA para o ano letivo de 2012.

Nenhum comentário: