sábado, 23 de junho de 2012

JÁ É SÃO JOÃO GENTE: VAMOS FORRÓZAR...

  Depois de enfrentar os terriveis engarrafamentos, nas ruas centrais da cidade, no dia de ontem 22, quando grande multidão de pessoas dos vários municipios da região encheram o comercio local a busca de efetuarem compras, não só de alimentos, produtos diversos, mas, o que motiva esses volumes de pessoas até de outro estado; exemplo do estado de Sergipe vizinho á efetuarem compras, particularmente, roupas e calçados, atraidos pelo o grande comercio, destacando como dos maiores do Nordeste Brasileiro.
Hoje o movimento estava nas primeiras horas, um pouco menor, tendo em vista a saida de  boa parte da população á terem viajado para participarem com mais autenticidade dos festejos nos lugares menores. Distritos, fazendas, sítios, chacaras; é assim o S. joão a festa ruralista auténtica.
Verificamos que o transito caótico de feira de santana nesta véspara de São João estava fluindo menos ruim do que os dias normais.
E os produtos que são consumidos, pelo o povo durante os festejos, como estão os preços? Com as justificativas do período de plantação até a colhêita não houve chuvas suficiente para uma safra pelo menos razoavel é o que alegra os comeriantes, que foram obrigados comprarem para revender os produtos importado de outros estados com preços bastante elevados. Exemplo da Laranja, Amendoim, carro chefes de consumo nos festejos junino.
Uma outra observação que nós observamos é a diminuição do consumo de fogos: não sei que é em consequéncia dos preços; ou por não se enquadrar á realidade atual. Atualmente, ninguém de juizo se arrisca á abrir suas casas para receber na noite de são joão qualquer pessoa desconhecida só pelo espirito festivo junino num estado de violência vivido pela nossa cidade, como se fazia á anos anteriores. Alguém passava dizia apenas: são joão passou ai? E a casa estava franqueada para beber...E comer a vontade. Este São João, era bom demai.
Fica a nossa esperança que todos aproveite o momento festivo, reencontre parêntes, familiares amigos eté aqueles que não são considerado verdadeiro amigo exercitando momentos de alegria e fraternidade sempre em  nome da PAZ. FELIZ SÃO JOÃO.

Nenhum comentário: