quinta-feira, 9 de maio de 2013

TUDO PELO SOCIAL!

É muito facil, quando reune-se para qualquer assunto, assembléia não se cansa de ouvir em diversas oportunidades, durante as reuniões, a palavra sócial, O social, prá cultura, prá educação, prá o trabalho e renda, prá saúde, prá tudo, o social é sempre a bola da vez.
Ocorre que a realidade como a sociedade propriamente dita se comporta, com ecessões relativa é simplesmente diferênte do discursos e das falácias.Democracia...Como é bom estar em um pais em estado democrático, situação conseguida com muitas lutas sacrifícios de muitos brasileiros que deram até vidas para que hoje podermos dizer em bom som, que vivemos em democracia, que gera obrigações e deveres, paripasso, pelas estâncias de poderes constituidos, e pelos cidadãos e cidadãs.
Controle Social! O estado democrático exige que seja efetivado o controle social, para as ações dos governos nas três instâncias, através de conselhos, formados pela sociedade civil organizada e os representantes governamentais em partes iguais. Tudo bem. A nossa frustação é que esses controle não funciona na maioria  das vezes por estamos caindo num  comodismo perigoso. Os conselhos se encontram sempre com dificuldades de se reunirem regimentalmente por falta de Córum, os seus membros estão perdendo o espírito da coletividade.
Verificamos recente a dificuldade de reunir a população para as audiências públicas para o PPA e LDO no sentido de opinarem sobre aplicabilidade das ações em obras e serviços voltados para a população comon um todo. Pouquissima foi a participação da comunidade. Estamos as vésperas das reuniões de pré conferência de Assistência Social; esperamos que a sociedade se manifeste e se motive para eventos tão importantes que envolve a todos.
O Conselho de saúde tem nos últimos tempos encontrado séria dificuldade para se reunir normalmente sempre por falta do numeros mínimo de membros para instalar as reuniões ordinárias.
Controle sócial assim fica muito dificil.

Nenhum comentário: