domingo, 28 de abril de 2013

micarêtaa QUESTIONQVEL

Neste domingo 28 terá finalizado o círculo de quatro dias de festejos da micarêta de feira de santana, denominada a primeira micarêta do Brasil, conhecida. Apresar dos seus mais de setenta anos de realizaçãoes, ainda não podemos dizer sinceramente que a micarêta, ou sêja um carnaval fora da época do calendário nacional tem conseguido atrair para sí a atenção interestadual a nivel de região nordestina, nem mesmo iintermunicipal mais ampla em termo de estado da Bahia.
Ficamos restrito a os municipios vizinhos, com pequena participação da população destes municipios na festa. È uma festa para população apenas local.

O que ocorre...È o calendário carnavalesco inadequado? Turistas impedido de participar, por está fora da época das férias; que ocorrem normalmente de janeiro até após o carnaval? Se o micarêta fosse em época pré carnaval, seria possivel atrair pessoas do Brasil afora, visitando a capital, aproveitando a nossa micarêta para fazer na Bahia, um duplo carnaval? Claro,    que é questionavel.

Ela veio no momento certo como ante. Nessa época do ano é o tempo do inverno en nossa região com aquele friosinho gostoso a espera do momento junino, o que é mais importante trezendo esperanças a os trabalhadores e produtores rurais dias melhores para amenizar os sofrimentos em que todos tem acompanhado com a longa sêca que assolou toda região.

sábado, 20 de abril de 2013

CADÊ OS MOVIMENTOS?

Os movimentos iniciado na década de 1980 pela sociedade civil organizada, com as cobranças pelas reformas, estruturais, economica, aducacional, politica, direitos, com estatutos da criança, idosos, direitos da mulher,responsabilidade fiscal, reforma agrária, meio ambiente, eleições direta, as conferências, ppa,s LDO foram conquistas, baseadas nas mobilizações, debates e patriotismo.
O  que está ocorrendo no momento... Será que alcançamos plenamente todas as conquistas proveniente das lutas de um povo por liberdades e democracia?

Existe esvasiamento da comunidade, perigoso, levando a o processo de desânimo, com uma falsa imagem, que tudo está resolvido, não precisa de mobilização, quando convidados á participarem de encontros para discutir juntos as problemáticas cotidiana, ninguém tem tempo; quando alguèm por acaso aparece existe sempre dúvidas; está pensando em ações coletivas; ou interesses individual, ou interesses politicos partidário?
Está na hora de retomar o que deu certo, só pode dá certo se nos prédispor a mobilizados exercer-mos o poder da foça que estár em nós.
Não desista de participar e convidar aos desanimados a sairem dos seus lugares, ir a luta. Tem muitoas eventos que lhe cabe, e está esperando você que é tão importante, é só querer.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

ESCASSEZ ASSUSTA

Os reflexos da escassez de chuvas em todo nordeste do pais, é sentidas nas feiras livres da cidade com a dificuldade encontrada pela população, em adquirir produtos hortegrangeiro, de boa qualidade, e os existentes no mercado vindo dos estados do sudeste, aonde tem acontecido escassez destes produtos por ecesso de chuvas, por lá, chegam no nosso mercado com preços muito alto, fazendo com que os consumidores estão optando por alternativas na substituição de alguns itens como exemplo o famoso tomate, batata, chuchu, entre outros.
Quém esteve no centro comercial de feira de santana nesta segunda feira 15, presenciaram a forte manifestação dos agricultores, pecuaristas, fazendeiros, trabalhadores do campo, não suportando mais o fragelo provocado pelo longo período de sêca, vieram mostrar a comunidade urbana que é preciso da solidariedade de todos setores; governamentais, não governamentais, empresariais no sentido de minimizar a insuportavel situação em que se encontram.

O fato que chamou atenção da população, foi o desfile de uma caçamba, que estacionou em frente a uma agencia bancária, e como desabafo derramou o carregamento na rua, o conteúdo da carga foi carcaças de animais, bois cavalos ouvinos caprinos que morreram de fome e de sede no campo.
È muito dificil a situação que todos estamos enfrentando com esse tempo sêco sem previsão de chuvas nos próximos dias. 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O MOMENTO É ESSE

As, populações das regiões do recõncavo, sertão chapada diamantina, já não tem esperanças de haver chuvas nos próximos dias, que possa corrigir ao um dos mais prolongado período de sêca dos ultimos 50 anos. Inclivel é como a natureza se transforma. Antes o periodo menos chuvoso no sertão fazia com que os sertanêjos migrasem para o recôncavo com temperaturas regulares e chuvas periódicas constantes, porque o sertão não chovia nesse período. Acontece que tanto o recôncavo quanto o sertão, e a chapada diamentina estão no mesmo patamar de sêcas
.

Quem nunca imaginou, rios, corregos, aguadas, até o lençol freático baixarem os seus nivéis, em alguns lugares chegarem á zero isso na região do recôncavo.
Na região da chapada diamantina chega a dar tristeza ver o nosso tanque baiano o rio paraguaçu está pedindo socorro, e com ele a população de toda região.
Do lado do semiárido é mais doloroso, pelo fato das precipitações pluviométricas na região sempre foi limitada e periódica. Só que desta vez não se ver paríodo; é o sol constante devastando a vegetação destruindo vidas animais pela falta de comida e água, comprometendo, saude humanas e interfirindo negativamente na economia da região e do estado
Quem sabe, que as dificuldades do momento faça com que todos possa num esfôços coletivo comum encontrar caminhos alternativos, que venham num futuro minimizar as angústias que passa essas populações e dei a elas esperanças de convivência com a falta de chuvas na maior parte do ano.
Quem está na cidade também estar sofrendo com a qualidade e o alto preço dos alimentos básicos, enfim todos sofrem com a sêca..
  

terça-feira, 9 de abril de 2013

POLÊMICAS AJUDAM?

Estamos num momento em que muitas atitudes,de pessoas de realce no cenário municipal, estadual e Nacional, tem se manifestado, Exemplo;o deputado Federal Feliciano indicado pelos seus pares para Comissão de Direitos Humanos, criando uma onda de indignação em quase todo pais.
A culpa é só dêle...Achamos que existe outros culpados e devem assumir com clarêza porque um  parlamentar com atitudes polêmica; ou estão brincando de fazer Marcketing com o povo.
Dá meia volta a cantora Daniela Mercury, detentora de uma carreira vitoriosa na musica popular brasileira que ganhou notoridade a partir do carnaval de ruas da Bahia com o famoso axé music ganhou as esferas Internacionais. Simplesmente declara para toda grande imprensa a sua opção sexual vinculadac a uma mulher.Seria o fim do mundo...Achamos que não. Só que a maneirabrasileira,  como ela declara, fica a dúvida; será que a Daniela não se sente menos poderosa em sua carreira de cantora popular e pretende com essa declaração polêmica chamar atenção daqueles que já não acredita mais na sua perfórmanse dea grande cantora popular
Vêja que ela foi uma das indicadas representante a UNISSEF, no Brasil..

FUTEBOL-Quem tem acompanhado as apresentações da nossa seleção, sobre o comando do Filipão como é tratado pelos adéptos do futebol; o mesmo não tem passado confiança de que na copa das confederações não vai trazer frustações aos nossos compatriótas amantes do esporte Rei.
E a arena fonte nova. Foi mostrado a beleza da festa de inauguração do maior empreendimento voltado para o futebol, numa cidade como Salvador, onde a população convive com as pióres situação no que refere infraestrutura e desenpregos; dar para assustar a grandiosidade do monumento implantado, igualando as melhores arenas existente no planeta. E o povão estão em condições de issufluir do que a lhe está saendo apresentado?
Será bom que a arena fonte nova venha servir de parâmetro para mudança de hábitos de muitos baianos seropolitano que fazem xixí nas ruas, como futuros frequentadores da arena tenha orgulho de zelar pelo belo espaço que lhe são oferecido.      

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERÊNÇA

Este é o momento de todos segmentos da sociedade civil organizada ou não,juntarem em prol da cidade e do municipio em que nós habitamos.
Começa nesta segunda feira 8 a primeira audiência pública, de uma série de cinco, por região administrativa, quando a sociedade é convidada para juntos participarem, são elas, associações  da sociedade civil, e organizações não governamentais e outros  para contribuirem com a elaboração dos projetos de Lei plurianual-PPA para o peródo de 2014 a 2017 e da Lei das diretrizes orçamentárias-LDO para o exercício de 2014,
As audiências públicas serão na sede do municipio conforme progamação.
Dia 08 as 08;00hs segunda feira no auditório da secretaria de saúde será a vez da região administrativa n. 01 no dia 10 -04 é a vez da região n. 05, o local será no auditório do centro social urbano no conjunto cidade nova, no horário das 08;00hs-quarta feira
Ainda no dia 10-04 no centro social urbano no conjunto cidade nova é a vez da região administrativa n. 04 no horário das 14;00hs-quarta feira
No dia 15-04-013 é a região n. 03 no horário das 08;hs local auditório da secretaria de saude na av João Durval Carneiro-segunda feira
A região administrativa n. 02 se reunirá no Spázzio Dom Itamar, rua Torquato bairro do tomba p/ ao SESC, numa  segunda feira.

Ficamos apreensivo quanto ao compromisso da população em participar de tais responsabilidades de contribuir com o desenvolvimento do municipio, quando lhes é dado a oportunidade de opinar como cidadão e cidadã no exercicio de direitos e deveres compartilhados para poder ter os direitos de revindicar as prioridades necessárias ao bem estár da comunidade de forma transparênte e eficaz.
As nossas esperanças que desta vez a população responda á altura comparecendo e assumindo as os convites para as audiências públicas progamadas.. .