quarta-feira, 30 de abril de 2014

ALEGRIAS E TRISTÊZAS

         Pelo lado das alegrias, motivada por ter a população, dias de estarem visitando parêntes, familiares, amigos, cidades praias inórmes  opção de lazeres, em função dos feriádos da semana santa, Tiradênte, micarêta, e um promissor fim de semana com o feriadão de 1. de maio.

         pelo outro lado vêm as tritêzas, resultante, salve um possivel engano pela falta de prevenção tanto de propietàrios, empresários; e dos poderes constituidos quanto as estruturas  que incide acidentes, como o que ocorreu neste 30 de abril, com incêndios de grande proporção em nossa cidade. O fogo destruiu três empresas que comercializa madeiras. Produtos altamente combustiveis. Lamentavelmente esses empresários naturalmente estão triste, com os prejuizos, de investimentos com  projetados talvês; ao longo de toda suas vidas até o momento do sinístro.

        Não se sabe o motivo, as vezes, a velocidade com que os negócios cresce os cuidados preventivos ficam em segundo plano sem as preocupações das incidências que resulta em pequeno e grandes acidêntes,. como esses. Alguns chefe de familia em consequéncia, podem estarem perdendo o mais importânte, o seu posto de trabalho, gerando um grande problema de ordem sóciais.. Na nossa modéstia opinião essa é uma alerta para defesa civil, que agréga um complexo de instituições, e a população para esses fatos.

sábado, 26 de abril de 2014

CARNAVAL?

            Verdade, o que estar ocorrendo desde a ultima quinta feira, 24 até a madrugada de segunda feira o famoso carnaval de abril, na cidade de feira de Santana Bahia, na oportunidade os adéptos do carnaval tem a grande chance de estender o melhor carnaval de ruas do Brasil, sem sombra de dúvidas, a festa do Rei momo. O micarêta de Feira de Santana ´o primeiro a ser realizado no Brasil; hoje seguido por alguns estados principalmente no nordeste.

            O micarêta de Feira reúne durante quatro dias, o que há de melhor do mundo do Aché Music ritmo que contagia foliões e turistas de todas partes, A nossa torcida pelo sucesso da festa, aonde a alegria, e a paz seja o ponto mais forte do evento. São dezenas de gigantesticos trios eletricos animando milhares de pessoas ao longo da avenida Presidente Dultra; passando e dando contagiantes Shows em frente a os camarótes instalados. Ainda tem tempo de aproveitar nesse domingo.

domingo, 20 de abril de 2014

APROVEITE ESSA OPORTUNIDADE: SEJA FELIZ

               Foram quarenta dias, o período quaresmal. Quando as pessoas não estavam interligadas com o mundo das tecnologias, tinha como base sólida; a familia, que transmitia embasada no aprendizado dos antepassados, o que representava a quaresma, para o Cristianismo. De geração em geração, havia um temor a Deus, por seu filho Jesus Cristo. Bons tempos. Nos dias atuais, com os avanços tecnológicos em todos setores, o mundo globalizado, aonde os veiculos de comunicação atuam velozmente, informando tudo o que ocorre no planeta, em questão de minutos; os seres humanos se transformaram em objetos iguais aos Robôres que manipulados operam algumas tarefas; mais não tem alma.

                Só que Deus existe, principalmente para quém tem boa vontade de amar a o próximo.. Quem tem respeito a os diferêntes. Quem, não usa posição elevada em quaisquer setor, não e não subistima os outros menos elevados. Quem usa para vida o poder da força: contra a força do poder. Nesta páscoa, refletindo a doutrina nos deixada por Jesus Cristo. Morreu e Ressucitou para que nós pratique os seus ensinamentos doutrinal  para o bem do semelhantes. Essa é a nossa oportunidade de praticar á páscoa de todos dias realizando dentro da realidade de cada um; boas ações. Protegendo a natureza e o meio ambiente, respeitando idosos,crianças; pessoas com em condições especial, físicas visual, e mental; não depédre o patrimônio público, mantenha a ordem, não poluindo, respeitando o silêncio. Valendo todas ações da páscoa para os poderes constituidos; municipais, Estaduais e Federais.

terça-feira, 15 de abril de 2014

CETEB EMPOSSA NOVO PRESIDENTE

              Numa belíssima solenidade, ocorreu nesta segunda feira 14, no Centro Estadual de Educação Profissional, Àureo de Oliveira Filho :CEEP, quando representantes das indústrias e outros segmentos sóciais, estiveram reunidos em Assembléia Geral,, quando no primeiro momento, o Superintedente do CETEB, professor Claudenir Moreira Machado, apresentou a assembleia os resultados obtidos pelo CETEB nos período desde a sua implantação, com expressivo número de jovens e adultos formados profissionalmente a nível tecnológico, contribuindo em qualidade para desenvolvimento industrial e social do municipio e região. Segundo os números estatisticos 75% da mão de obra formada no CETEB, estão inserida no mercado de trabalho.

               No segundo momento o Sr. Mario Cesar foi empossádo presidente do Conselho de Administração por período de quatro anos, substituindo o então presidente, Sr. João Batista Ferreira, que presidiu os destino do conselho de administração durante oito anos. Foi muito interessante o pronunciamento do Sr. João Batista; prestando conta das ações empreendida pelo conselho, agradecendo a colaboração recebida de todos em todos niveis, as industrias, poderes público, instituições não governamentais e a sociedade como um todo, que ajudaram a instituição CETEB nos momentos de maior dificuldades; agradecendo a o professor Claudenir, como o grande idealista exelênte gestor e responsavel direto pelo sucesso do CETEB.

                  Emocionado Sr. João Batista passou o cargo a o Sr. Mario Cesar, o novo presidente, recebendo de todos presente, as homenagens merecidas. Em seguida foi servido um suculento jantar aos presentes.

domingo, 13 de abril de 2014

BUSCANDO EXELÊNCIA

               Com objetivo de estar situado dentro do contexto de movimento  sócio ambiental; o MAV, realizou neste sábado 12, a segunda etapa, das quatro oficinas progamádas, objetivando a requalificação dos seus membros colaboradores, na elaboração de projetos, especialmente no que tange, a capítar  recursos públicos destinados a execução de projetos, por meios de Convênios e Contratos.

             A responsabilidade para realização das oficinas, é a empresa de consultoria, e capitação de editais contratada é a 3BL. A preocupação do Movimento Àgua é Vida, no momento em que aproxima o mês dos seus 17 anos de caminhadas em defesa da água saúde e do meio ambiente, é situar-se a nivel de exelência requalificando e capacitando, seus membros colaboradores, quando na elaboração de projetos. No mês de maio será realizada as etapas conclusiva.

terça-feira, 8 de abril de 2014

SÓ QUANDO SE PERDE: SENTE-SE A FALTA

              Nós seres humano, nos habituamos, em querer sempre mais. Queremos do outro as vezes aquilo, que o outro não possui para nos dar. Quando entramos num emprego, no pensamento natural de evoluir, profissionalmente, o máximo conseguido em termo de remuneração; nunca é satisfassório, queremos sempre mais. Namoramos a moça quando homem...Ou rapaz quando moça; porque consideramos ela, ou ele a mais bonita, ou o mais bonito o interessante. quando casamos e acostumamos conviver-mos juntos; olhamos a outra, olhamos o outro no desejo de querer mais. E assim sucessivamente, no cotidiano da vida. Só quando perdemos um ou outro, ai é que sentimos a falta. Quem não sente a falta da água com esse calor? Mais quando a distribuidora nos abastece á água com naturalidade, desperdiçamos, com lavagem de passeios, molhar as ruas para diminuir a poeira lavar o automovel etc.

            O transporte urbano de nossa cidade, deve estar, entre os piores, das cidades do mesmo porte da nossa. Se percebe inúmeras deficiências, da qualidade da maior parte da frota, a prestação de serviços a população, com descumprimento dos horários, operadores são  poucos,os que cumpre as normas de um atendimento razoável a comunidade entre outras.  Nesta segunda feira 6, como já se tem conhecimento,; os motoristas, cobradores, e outros operadores do sistema; paralizaram as atividades, segundo eles alegra a falta de cumprimento por parte patronal dos direitos, dos quais tem a receber. Discussão entre eles.

             Moral da história, ou estória. Toda cidade sentiu falta do deficiênte transporte. Amuntuados de pessoas nos pontos em toda cidade, perdendo compromissos, deixando de realizar consultas médicas, exames, compras e muitas coisas deixaram de ser realizadas, porque os onibus, com todas queixas de um serviço, longe de satisfazer de forma decente, a comunidade que sentiu nesta segunda feira a sua falta.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

UM MOMENTO

              REDE SÓCIO ÓLEO BAHIA-Uma marca criada após aproximadamente quatro anos de muita dedicação, de pessoas simples, militante da sofrida, sociedade civil organizada, que lutam continuadamente por uma qualidade de vida, da maior parte da população, que procura de maneira desesperadas por oportunidades de afirmação real, na busca, que possa contar com os olhares dos poderes constituido, deste imenso Brasil, com o reconhecimento de que é preciso um pouco maior de investimentos na promoção humana minimizando a desigualdade social, gerando renda qualidade de vida, e proteção a o meio ambiente.

          A alegria dos componentes das cooperativas, e associações que fazem parte da Rede Sócio Óleo Bahia, num trabalho árduo de dois dias, de treinamento numa oficina, de requalificação dos membros que fazem parte desses empreendimentos, dando-lhes as ferramentas, por meios do conhecimentos básicos capacitando-os para gerir os variados projetos, na áreas de Catação e Reciclagens de Resíduos sólidos e líquidos, no caso do OGR; óleos e gorduras residuais, usado em frituras de alimentos, contribuição eficaz na preservação do meio ambiente, em proteção a os mananciais hídricos , vegetação, lençol freático; além de resíduos sólidos, reciclando, reaproveitando em torno de 60% desses resíduos, gerando rendas e promovendo qualidade de vida, abrindo novos horizontes para esse segmento sofrido da sociedade.

            Os resultado da oficina gerou a formatação de uma associação, chamada Rede Sócio Òleo Bahia, entidade representante de uma rede, já em evidência, são oito em Salvador e região metropolitana, categoria de cooperativas e duas; uma ONG, o Movimento Água é Vida em Feira de Santana e região metropolitana de feira; e associação Cata renda da cidade de Cruz das Almas . As providências estão sendo tomadas para realização da eleição de formação da diretoria executiva para  15 de maio 2014.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

ATÉ QUANDO?

            Carnaval que passou, a menos de um mês; num passado distante, estaríamos na calmaria dos 40 dias da quarésma, quando a maioria das pessoas, se concentrava em regime de orações, em preparação para os festejos da páscoa. O respeito as outras pessoas; sinbolizava, respeito a o calvário em que viveu Jesus Cristo, até a morte crucificado, e a consequênte ressurreição, vitoria da humanidade seguidora do cristianismo.

            Retoma em seguida os festejos carnavalesco, com a progamada micarêta local, supõe no minimo 5 dias de praticamente inatividade em grande parte do setor produtivo da cidade. Oxalá não ocorra alto indice de violência, tradicional nesses tipo de manifestação festiva de massa. Para não ficar de fora; estamos enfrentando uma greve dos correios, até parecendo interminavel. Com a categoria de trabalhadores em defesa de melhorias na valorização do seu salários: Os patrões achando as reinvindicações dos mesmos estarem fora do seus planos. E a população brasileira está sendo respeitadas nos seus direitos de exercer as suas necessidades de corresponder, receber boletos, pagar suas contas, receber seus proventos?
          
              Achamos que somos maduros no exercício da democracia, com algumas dose de conflitos; Mais; com um pouco de coerência. As coisas só pode realmente ser boa; quando não prejudica os outros.
               Em junho, tem mais. Este ano agregado a o tradicional forró, aonde o povo só quer forró...Tem o grande evento mundial em nosso estado; em nosso país, o torneio da copa do mundo.  Se o Brasil for campeão...Ai é que vamos ter quase a metade do ano, só em festa. Estamos em condições? O tempo dirá.

terça-feira, 1 de abril de 2014

A BELEZA

         Estamos num clima dificil de entender. Os nossos rios cada dia que passa diminui o volume. as barragens baixando  o nivel, chegando em lugares aonde sempre choveu o ano inteiro; exemplo de São Paulo, os seus reservatórios estão chegando a os limites. E o calor? Até parece que estamos no oriente médio em relação a alta temperatura.

          Esta foto acima, talvês nos dê ideia que esse volume de água não precisa ser preservado, com a manutenção e preservação da vegetação nas margens do manancial, e o não desmatamentos que dei a devida cobertura, sombriando, minimizando o processo natural de evaporação. Quem está na zona rural, tem as responsabilidade de zelar pela natureza tendo como base os rios lagoas e nascentes

        Quem estár nas cidades não vamos desperdiçar o precioso liquido, mais tarde pode nos fazer muita falta..