quinta-feira, 30 de maio de 2013

COMO É BOM SER CRISTÃO

Nesta quinta feira o mundo de cristãos católicos, manifestam, nas paróquias ,capelas, nas ruas e avenidas, através dos seus talentos artisticos, nas artes plasticas,desenhando nas calçadas, materializando-os os seus pensamentos, a sua Fé, e o seu desejo ardente de seguir a Jesus Cristo a todos momentos..
        Hoje é dia de Corpus Cristi.  Sgnifica celebrar, o sacramento do corpo e o sangue de Jusus Cristo. Um dos sacramentos da Santissima Trindade. È sempre numa quinta feira, 60 dias contados calculados do domingo da Pascoa..
        A Biblia diz que durante a ultima ceia; Jusus com seus apostolos, ele teria mandado que celebrasse a sua lembrança, comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformaria em seu corpo na santissima Eucarestia, quando simboliza a presença de Jesus, ao nosso lado, se faz alimento para nos dar forças, e continuar seu amor, e se entregar a nós.
         O que é preciso estarmos compromissados com os mandamentos de Cristo, respeitando a vida humana tão desrespeitadas em todos seus valores, sagrados;nos dias atuais; respeitando a natureza num contexto geral , se tivermos dispostos a seguir jesus Cristo, somos capazes de transformar esse conturbado planeta regido pelos homens, de pouca vontade; em um paraiso...O paraiso que Deus, criou para nós.  

segunda-feira, 27 de maio de 2013

QUAL SÃO OS MOTIVOS?

Os movimentos populares começaram se organizarem no Brasil, a partir do momento, em que a liberdade dos cidadãos e cidadãs, era controlada por um regime de ditadura, implantado em 1964, e prolongou-se até os anos de1980.
Naqueles terrivel momento muitas coisas; não poderia ser exercido; Exemplo: liberdade de exprssão, entre outras coisas que fazem parte do dia dia da comunidade.
A força e a união dos brasileiros de todas partes, criaram os movimento de redemocratização do pais, em consequencia disso, fez com que a ditadora militar, abrisse o espaço, anistiando os brasileiros que se encontravam isilados em outros paises;retornando-os encorporaram a os movimentos que clamavam pelas eleições direta já,forçando o inicio do processo de redemocratização no Brasil.
       Com a liberdade restabelecida com a primeira eleição,mesmo não sendo direta; mas, um novo ciclo se estabeleceu, com a denominada nova República, consolidada através a Constituição Federal de 1988, assim o nosso povo experimentou depois de longos anos de espera, os direitos e dveres, claro, com todas possibilidades de exercer a sua condição de cidadão e cidadã.
       Com as novas normas constitucionais, o cidadão através da sociedade civil organizada, adquiriu o poder de exercer o controle sócial no pais. Conselhos, Ongs, associações, Sindicatos livres etc,foram criados fortes militãncias populares e movimentos muitos foram os resultados positivos conquistados.
        Não sabemos qual são os motivos, dar para perceber um forte retraimento dos considerados lideres de movimentos, perigosamente, porque as coisas não estão as mil maravilhas, em setores que envolve diretamente a população na saúde pública, educação, mobilidade urbana, e meio ambiente.
                                                  QUAL SÃO OS MOTIVOS...
 

sábado, 25 de maio de 2013

ASSEMBLÉIA ELEGE CONSELHO

Aconteceu nesta sábado 25/05, a nova assembleia do MAV para eleição dos Conselhos de Ad ministração e Fiscal, alteração do estatuto e homologação da atual diretoria executiva:
O estatuto foi alterado para o MAV se tornar uma ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIP), Fundamentada na Lei nº 9.790/99 e Decreto nº 3.100/99, com esta alteração o MAV passa a ter outras vantagens como:
A – oferecer dedutibilidade do Imposto de Renda das pessoas jurídicas;
B – possibilitar a remuneração de dirigentes sem a perda de benefício fiscal e;
C – celebrar Termos de Parceira com o Poder Público.
Apos a explicação desta alteração pelo nosso diretor jurídico Tarcizio Blanco e tirado algumas duvidas a alteração foi aprovada pela assembléia,  passamos para eleição dos conselhos em seguira os dois conselhos de ad ministração e fiscal se reuniram para eleição dos presidentes dos mesmos, sendo eleito para o conselho de administração Antônio José Carneiro e para o conselho fiscal Dilma de Sá Cerqueria, sendo todos embolsados e homologado a atual diretoria executiva.
Acolhemos os novos conselheiro(a)s, e com certeza o meio ambiente agradece os serviços que vocês vão prestar a natureza via o MAV.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

CAPACITAÇÃO

Oportuno foi a realização de um curso de capacitação para membros do comitê hidrografico de bacia do Rio Paraguaçu. O periódo do curso foi de 17 de abril a 22 de maio dividido em tres módulos muito bem elaborados, propiciando a todos os participantes, oportunidade de se requalificarem no que tange as Leis, resoluções e concientização do papel de cada membro eleito, para o desempenho das funções de membro do tão importante colegiado.
O Rio Paraguaçu totalmente baiano, com extensão da sua nascente, no municipio de Barra da Estivas, na região da Chapada diamantina; e a sua deságua fica na Bahia de todos Santos no municipio de Maragugipe, no recôncavo baiano, agrega 65 municipios ao longo do alto, médio e baixo.
Abastece uma população estimada em mais de 5 milhões, incluindo aproximadamente 70% de capital, e região metropolitana de Salvador.
È significativo o colegiado,  que forma o comitê, quando as responsabilidades, de perceber todas as situações que envolvem diretamente a preservação do rio paraguaçu, e as consequências, quando se trata de deliberações, com muitos interesses envolvidos.
Estão de parabéns, todos que participaram do tão importante curso; o INEMA e CEMA, promotores do mesmo.

terça-feira, 21 de maio de 2013

16 ANOS DE LUTAS

O MAV esta completando hoje 16 anos de caminhadas durante este periodo tivemos varias conquistas sendo a principal conseguirmos não privatizar a EMBASA, já realizamos nove seminários, duas conferências sete caminhadas em comemoração ao dia mundial dá água, começamos em 1998 encontros de capacitação dos conselhos locais de saúde que hoje é realidade em nossa cidade, realizamos varias reuniões para legalização do Conselho Municipal de Meio Ambiente entre outras atividades.
O MAV participa de vários conselhos sendo eles: de Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Comitê da Bacia do Rio Paraguaçu.
Hoje estamos desenvolvendo o projeto "ÁGUA VIVA" que é a coleta do óleo de fritura.
Agradecemos a todos os parceiros que colaboram com o MAV - sabemos qeu os desafios são grandes e a cada dia que passa estamos buscando mais parceiros para se juntar a nossa equipe, se você quer participar nos procure, pelos fones (75) 9214-1972/8835-8798

sexta-feira, 17 de maio de 2013

FATO NEGATIVO

         Por maior que seja a vontade do gestor público municipal em colocar Feira de Santana, no topo das grandes cidades do interior do Brasil, tudo indica que boa parte da população, ainda não incorporou esse pensamento de uma cidade organizada, seria  muito bom para todos que habitam e transita nela tivesse esse pensamento.
        Vejam só, as 10 h 25 mim desta sexta feira 17 de maio de 2013 em pleno centro urbano, num local considerado o point da cidade, Av. Getúlio Vargas próximo a praça da alimentação, dois cavalos circulando no meio dos carros, conturbando o transito.
     

Com a palavra as autoridades competente, e a conscientização da comunidade em assumir, que: "lugar de pastar animais não pode ser no perímetro urbano".
Vamos juntos preservar o meio ambiente!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

ELEIÇÃO

Conforme determina o estatuto da entidade, nesta segunda feira 13, o Forum ambientalista Eco Feira, realizou-se a eleição da nova diretoria, para o biênio 2013/2014.
A nova diretoria executiva eleita ficou constituida pelo presidente, Carlos  Oliveira carvalho-vice presidente; Cel.Martinho Antonio Nunes-Secretário; Cosme Castor de Cerqueira-Tesoureiro; João Dias de Santana-Diretor de Comunicação; Vivaldo França.
 O Conselho Fiscal
Foram eleitos- Antonio Sergio Aras de Almeida-Prof. Lucilia Ferreira Pinho e Débora Maia Teixeira.

domingo, 12 de maio de 2013

HOJE SIM É O DIA DAS MÃES

As nossas justas homenagens, neste dia, aquelas que foi criadas por Deus, para ser formadora de vidas humanas Mãe! Mães de todas mães. A mãe do mestre dos mestres, Maria Santissimas, exemplo e modelo para todas mães do planeta. DEUS ilumine neste dia as mães urbana,rurais, solteiras, dequitadas, viuvas, prostitutas, presidiárias, indígenas, Quilombolas, adotivas,b enfim todas mães; colocamos as homenagens, as mães dos mandatários dos poderes, legislativos, executivos, judiciário, Clero, e todos segmentos religiosos.
A minha saudosa e eternamente querida mamãe Maria Angelica e as mães que estão ao lado de Deus, em outra dimensão.
È um dia especial para filhos, os presentes ofertados e recebido por vecês mamãe; seja refletidos como gestos apenas de amor. Só o amor semeado por você  mamãe são legítima fonte de paz e de amor fraterno paz e felicidade. Que os nossos lares, bairros, cidades, estado nações, e toda humanidade precisa.
Os cafés da manhã, os almôços especiais dedicados a vocês mamãe também seja o fortalecimento da instituição familia tão carênte da sua presença, nos dias atuais perigosamente sendo substituidas por tecnologias e custumes importados, pelo modismo e o desamor. VIVA O DIA DAS MÂES.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

TUDO PELO SOCIAL!

É muito facil, quando reune-se para qualquer assunto, assembléia não se cansa de ouvir em diversas oportunidades, durante as reuniões, a palavra sócial, O social, prá cultura, prá educação, prá o trabalho e renda, prá saúde, prá tudo, o social é sempre a bola da vez.
Ocorre que a realidade como a sociedade propriamente dita se comporta, com ecessões relativa é simplesmente diferênte do discursos e das falácias.Democracia...Como é bom estar em um pais em estado democrático, situação conseguida com muitas lutas sacrifícios de muitos brasileiros que deram até vidas para que hoje podermos dizer em bom som, que vivemos em democracia, que gera obrigações e deveres, paripasso, pelas estâncias de poderes constituidos, e pelos cidadãos e cidadãs.
Controle Social! O estado democrático exige que seja efetivado o controle social, para as ações dos governos nas três instâncias, através de conselhos, formados pela sociedade civil organizada e os representantes governamentais em partes iguais. Tudo bem. A nossa frustação é que esses controle não funciona na maioria  das vezes por estamos caindo num  comodismo perigoso. Os conselhos se encontram sempre com dificuldades de se reunirem regimentalmente por falta de Córum, os seus membros estão perdendo o espírito da coletividade.
Verificamos recente a dificuldade de reunir a população para as audiências públicas para o PPA e LDO no sentido de opinarem sobre aplicabilidade das ações em obras e serviços voltados para a população comon um todo. Pouquissima foi a participação da comunidade. Estamos as vésperas das reuniões de pré conferência de Assistência Social; esperamos que a sociedade se manifeste e se motive para eventos tão importantes que envolve a todos.
O Conselho de saúde tem nos últimos tempos encontrado séria dificuldade para se reunir normalmente sempre por falta do numeros mínimo de membros para instalar as reuniões ordinárias.
Controle sócial assim fica muito dificil.

terça-feira, 7 de maio de 2013

5ª SEMANA SOCIAL REGIONAL NORDESTE 3

Aconteceu no ultimo final de semana de 03 a 05/05, no Centro de Formação Arquidiocessano Papagaio, aqui em Feira de Santana a 5ª Semana Social Regional Nordeste Trés, com o tema Estado para que e para quem? que teve como proposta  a reflexão sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros em uma perspetiva crítica e prepositiva, pois participar implica em ter consciência das dificuldades e erros, mas também na ousadia de propor outros caminhos.
Objetivo Geral
Mobilizar as comunidades eclesiais, movimentos sociais, pastorais, organismos e as forças sociais do Nordeste 3 BA/SE, para refletir sobre Estado para que e para quem?
A metodologia foi através de oficinas temáticas, plenária e mística. Com os seguintes temas:
·        01 Questão agrária/ Violência no Campo e na Cidade:
·        02 Questão Urbana e a cidade da exceção;
·        03 Tráfico de pessoas;
·        04 Segurança alimentar Hídrica;
·        05 Acesso aos Direitos Sociais e Políticas Públicas;
·        06 Controle Popular do Judiciário.


Participaram deste evento cerca de 280 lideranças dos estados da Bahia e Sergipe, apos os trabalhos das oficinas foram elaborados varais propostas para ser desenvolvidas pelas entidades sociais e será encaminhada a Semana Social Nordeste, ou seja todos os  estados do nordeste se reunião para juntos fazerem a sistematização das propostas aprovadas em cada semana social que será defendida pelos delegados que irão a semana social Brasileira que acontece essa ano em Brasília.

domingo, 5 de maio de 2013

A CULTURA DA ESCASSEZ

 A escassez de água doce na maior parte do planeta, é por demais conhecido pelas redes sociais de comunicação no mundo inteiro.
Os resultados das pesquisas, constataram que; os dois litros de água consumida por cada pessoa, por dia em média, são apenas uma pequena parcela das necessidades real de cada ser humano.
A Organização das Nações Unidas (ONU), recomenda que o consumo de água  por dia por pessoa, não é menos de 110 litros do liquido, incluindo higiêne; mais o gasto médio por brasileiro é considerado quase duas vezes maior.
Voltando a situação cultural em relação a escassez de chuvas regulares em região em que vivemos, sertão, semi-árido e nordeste, criou-se a cultura de estár sempre esperando as chuvas, quando é sabido por todos os nativos da região que desde que o planeta é planeta, jamais teremos chuvas em abundância durante o ano inteiro.
Precisamos fazer esfôrços coletivo para mudar-mos os hábitos costumes e cultura para conviver com as sêcas sempre.
Bonito é a presença do inverno, diminuindo em parte o forte calor, o verde aparecendo nas avenidas e os poucos jardins da nossa cidade, e a esperança que nas feiras livres e mercadinhos as donas de casa possa adquirir produtos alimentício básico por preços decente em função da oferta, propiciada pela volta dos trabalhadores rurais a praticarem as suas atividades naturais, com a volta do inverno.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

INEMA PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO

Ocorreu nesta sexta feira 3 em feira de santana o ll módulo do curso de capacitação para os membros do comitê de bacias hidrogáfico do rio paraguaçu. O curso tem como finalidade de preparar os membros para, estarem capacitados para os conhecimentos referênte a gestão pública das águas dos rios do Estado da Bahia.
A receptividade dos que estão participando desde do l módulo tem elogiado a qualidade pedagógica, contando com profissionais intrutores da melhor qualidade; além dos que estão recebendo os ensinamentos serem pessoas de comadas sociais e profissionais diversificadas, com larga experiências de saberes tecnicos e lúdicos.
O módulo ll tem a etapa finalizada nesse sabado.
Ouvindo a opiunião de várias pessoas sobre o curso, todos foram unánime em acharem de exelente qualidade para que o comitê daquí pra frente tenha melhores condições de desempenhar o papel no qual é confiado de controle social, deliberações em conformidade com as Leis vigênte.
O curso tem a coodenação do INEMA de FSA na pessoa de Silvio Santos, das professoras Isabela; Luciana; Iala.