quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Anualmente, são despejados 4 milhões de litros de óleo nas águas marinhas e dos rios, segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O resultado disso é que somente um litro é capaz de contaminar aproximadamente 1 milhão de litros de água. Contraditoriamente, muitas casas, condomínios e empresas não contam com um serviço de recolhimento de óleo utilizado para reaproveitamento.

Com esse objetivo O MAV, criou o projeto “ÁGUA VIVA” para reciclar o óleo de fritura – conheça nosso projeto e preserve o meio ambiente.

Para maiores informação nos procure pelos fones (75) 3491-1351 e 9173-3106



domingo, 26 de dezembro de 2010

O Natal Deve Continuar

Nos centros urbanos,verifica-se,ruas vazias, alguns automeveis circulando tranquilamente,até parece que a terra parou. Não é por aí.Com justiça a população viveu um grande momento de euforismo,alegrias vontade de fazerem compras,viajarem,num clima maravilhoso,significa que o povo está feliz. O que é preciso continuar esperançôso para novas conquistas. Recomeça a partir de 1 de janeiro uma nova concepção de governos;Federal e Estadual,e o povo brasileiro não pode pensar em retrocesso,pensamento positivo para novos avanços,no que refere ao Social, economico,infraestrutura,saude pública,educação,segurança e meio aambiente. Uma juventude voltada para o desenvolvimento da cidadania; os governos com progamas de estado,que proporcione a todos,sustentabilidade. È o Natal de todos dias...Durante todo ano de 2011. Obrigado Jesus Cristo por inspira,aos homem e mulheres de boa vontade pelas conquistas em 2010.Pelo fortalecimento da familia brasileira.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Sim È Natal...

Que o Natal seja multiplicador de Amor! Que nós sejamos portadores da Paz! Que nossas mãos seja instrumentos de afagos: de carinho; que delas escorram,os mais línpidos sentimentos...De alivio...De força...De luz.Fazendo germinar o Amor entre as pessoas...Multiplicando a essência de nós...Que as sementes da Vida seja semeadas com paz e Amor.Que no proximo ano precisamos viver;viver com alegria,coragem e determinação de seguir adiante! Viver o presente com sabedoria e plenitude para que o ontem seja um sonho de felicidade e cada amanhã uma visão de esperança. Sim é Natal.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Projeto "ÁGUA VIVA"

Você sabia?

• Que apenas 1 litro de óleo de fritura, despejado pelo ralo, polui milhares de litros de água?

• E, que este mesmo óleo, pode ser reutilizado na fabricação de produtos, ecologicamente corretos,

• E ainda, doando o seu óleo de fritura para o Projeto “ÁGUA VIVA”, você estará colaborando com ações Sócio-ambientais?

Como Fazer?
Para reciclar o óleo de cozinha, a dona de casa deve deixá-lo esfriar e, sem coar, despejá-lo dentro de uma garrafa Pet. Comércios e indústrias que geram um volume maior, também devem deixar o óleo esfriar e armazená-lo em um recipiente apropriado, fornecido pelo Projeto. A dona de casa, quando estiver com a garrafa cheia, deve ligar para o número (75) 3491-1351, para saber o posto de coleta mais próximo de sua residência ou, se morar em condomínio, depositá-la no recipiente deixado pela equipe do Projeto “ÁGUA VIVA”, . Os responsáveis pelos comércios, indústrias, escolas e condomínios, também devem contatar a equipe do Projeto, no número acima, para combinar o dia da coleta.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Saldo Positivo Em 2010 Em 2011 Podemos Fazer Mais

Faltando onze dias para encerrar o nano de 2010,alguns avanços aconteceram,no que diz respeito ao meio ambiente em nosso municipio. A secretaria de meio ambiente já tem o poder de efetuar licenciamentos,antes atribuições exclusiva ao estado.O conselho municipal de meio ambiente realizou 90% das reuniões ordinárias contando com a participação efetiva da maioria dos seus membros,analizando cuidadosamente os processos das liberações.Eventos que marcaram em 2010;caravana ecologica;guardilhões do meio ambiente;cursos da fundação Nestrê,mini biblioteca;Quartas Ambientais; trilha sobre o rio Jacuipe.Encerrando hoje 21-12,retornando a reunir-se em 25 de janeiro de 2011. Movimento Àgua é Vida reuniu assembléia para prestação de contas do ano 2010, e mostrar os planos para 2011;tendo como meta prioritária as oficinas de educação sócio ambiental,treinando e capacitando pessoas inicialmente de dez comunidades,para o projeto de reciclagem do Oleo de frituras,gorduras e resíduos (OGR). Os seus dirigentes convida a todos á participarem desse projeto.coletando o oleo na sua residêcia,no seu condominio, na sua associação,nos bares,restaurantes,em todos lugares possiveis,fazendo assim benefícios para todos protegendo o maio ambiente. Procurem o movimento água é vida,nos tel-34911351+91733106,oumavfsa@hotmail.com e no blogs acima.

Parceria

Nesta segunda-feira 20/12, membros da diretoria executiva e do conselho de administração esteve reunido com a equipe de INCUBADORA/DEA departamento de educação ambiental da UEFS com o objetivo de fortalecer a parceria existente do MAV/UEFS, nesta reunião falamos sobre o projeto "ÁGUA VIVA", na busca de construirmos uma grade curricular para a capacitação dos agentes ambientais do MAV, que esta prevista no nosso planejamento estratégico para 2011.

Agradecemos aos representantes da INCUBADORA/DEA o professor Genival e a professora Áurea juntamente com sua equipe pela acolhida e por mais uma parceria para o nosso projeto da coleta do óleo de fritura.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Óleo de fritura contamina o meio ambiente

Depois de integrar o preparo de muitos pratos da alimentação do brasileiro, o óleo de fritura se torna um problema para o meio ambiente.


Cada litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. No município, cada habitante consome em média um litro de óleo de cozinha por mês. Boa parte deste volume vai pelo ralo da pia ou no vaso sanitário, tendo como destino final as fontes de captação de água.

Além de provocar o entupimento das tubulações, provoca a poluição hídrica e, sendo óleo, uma substância de não se mistura com água, também forma uma película que impede a entrada de oxigênio nos recursos hídricos

Foi para reduzir esse impacto que o Movimento Água é Vida criou o projeto “ÁGUA VIVA”, para reciclar o óleo de fritura, e estamos instalando pontos de coleta em vários bairros de Feira de Santana, se você quer colocar um ponto no seu bairro fale conosco pelos fones (75) 3491-1351 e 9173-3106

Reciclando ele, nós estamos fazendo a destinação adequada, evitando a poluição hídrica, a contaminação do meio.

Embora a gente esteja fazendo um trabalho de sensibilização e mobilização, já estamos coletando o óleo em alguns bairros: Caseb Tomba, Santa Mônica, Parque Getulio Vargas, Jomafa entre outros."

domingo, 19 de dezembro de 2010

Um Pouco De Esperança

O jornal  Correio na coluna de Miriam Leitão, traz matéria que chama atenção sobre o que ficou do que pareçe ter sido um grande fiásco o que aconteceu em Conpenhague,Dinamarca sobre o aquecimento climático no planêta. Já em Cancún,um inesperado sucesso,segundo ela.. A verdade é mais complexa.As negociações do clima desafiam simplificações. As duas COPs foram complementares.Cancún consagrou o que foi desenhado em Compenhague. Na Dinamarca e no México,o mundo caminhou,mas não o bastante para tira-lo da beira do desastre climático.Em Cancún,o acordo que surgiu foi a formalização de pontos que haviam sido duramente negociados em Compenhague:num novo acordo do clima,paises como os Estados Unidos,China,India e Brasil terão metas;será formado até 2020 um fundo verde para o qual os paises se comprometem a mobilizar recursos de USS 100 bilhões ao ano;os paises concordam com meta de dois graus centígrados como limite de aumento da temperatura média da terra.(fonte Correio)

sábado, 18 de dezembro de 2010

MAV recebe o Troféu Guardiões do Meio Ambiente

Na noite da última quarta-feira (15), o Movimento Água é Vida foi premiado com o Troféu Guardiões do Meio Ambiente A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais reuniu instituições de ensino, imprensa, representantes de empresas, de ONGs e de órgãos públicos para a premiação, durante evento no espaço de eventos Gelateria Italiana. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antônio Carlos Coelho, ressaltou a relevância da iniciativa, como incentivo à defesa e preservação do meio ambiente. “Estamos reconhecendo os trabalhos de pessoas que prestaram relevantes serviços ao meio ambiente”, destacou

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Campanha do óleo de fritura

Sabe aquele óleo que sobra da fritura e você não tem onde jogar? Se despejar na pia, causa poluição e pode entupir o encanamento.

O projeto "ÁGUA VIVA", consiste na implantação de coleta de óleo usado para encaminhamento à reciclagem, com os objetivos de proteger o meio ambiente

A destinação errada do óleo das frituras é uma séria ameaça ao meio ambiente. O óleo despejado na pia ou colocado no lixo contamina rios, mar, solo e lençóis freáticos. Um único litro é suficiente para poluir um milhão de litros de água.

É bem fácil. Basta colocar o óleo em garrafa plástica (pet) de 2 litros e entregar na secretaria da Arquidiocese de Feira de Santana, Av. Getulio Vargas, 394 ou ligar para os fones (75) 3491-1351 e 9173-3106.

Nesta segunda-feira 20/12 -as 19.30h. O MAV esta realizando assembléia na rua castro alves, 1270, para apresenatar o projeto "ÁGUA VIVA" a comunidade voc~e e nosso convidado.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Entidades e Pessoas Receberam Certificados Em Dia de Festa

Foi bastante movimentado esse dia 15 de dezembro de 2010, na cidade princesa. Na parte da manhã o CVTT do CEEP,Aureo de Oliveira Filho,com a presença do secretário de Ciencia Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia,,o professor Claudenir M. Machado e sua equipe de exelentes professores, Conselheiros e servidores,entrgaranm certificados,a alunos de 18 escolas pública do primeiro ano,com carga de 40 horas em ciencias tecnológica,um grande avanço para estudantes da rêde pública,iniciando um grande salto de qualidade na busca do conhecimento científico a esses adolecentes.
DISOPBRASIL-UNIPOP-Promoveu entrega de certificados aos alunos

 do curso de Formação para o Desenvolvimento Territorial Sustentavel;para pessoas envolvidas nos movimentos sociais, da sociedade civil organizada. Foi um momento de gratidão alegria e confraternização,quando o secretário do Disopbrasil o sr. Beroni Leys,juntamente com a coordenadora Kelcilene e equipe entregou certificado aos 45 alunos concluintes do curso. A previsão é que no proximo ano inicie a graduação para a satisfação da sociedade civil entidades poderão obter após o período de três
anos de estudos o certificado acadêmico. Parabéns para todos.
DPEA entrega trofeus aos Guardiões do Meio Ambiente 2010. Foi bonita a festa de entrega de trofeus a 50 entre entidades e pessoas que se dedicaram as causas ambientais no municipio de feira de santana. Essa foi a sétima edição desse importante evento em nosso municipio.

Reutilizar óleo de fritura prejudica a saúde.

A reutilização contínua do óleo de fritura pode causar problemas de saúde

Qualquer óleo, quando aquecido a temperaturas muito elevadas, começa a se decompor e pode alimentar o organismo com substâncias potencialmente danosas. Uma dessas substâncias é a acroleína, que ataca as vias respiratórias e as paredes do estômago.

Claro que a quantidade de acroleína liberada pelos óleos não chega a causar um mal súbito nos devoradores de pastel, mas o problema pode aparecer a longo prazo (naturalmente também pode nunca aparecer, depende de muitos fatores).

Todo óleo tem uma temperatura a partir da qual começa a se decompor e produzir substâncias danosas. Para o óleo de soja esta temperatura fica em torno de 240 graus, o que é bem quente. Para outros óleos, como o de oliva, a temperatura é de 190 graus (que é uma das mais baixas, inclusive). O problema é que o contínuo reaquecimento faz a temperatura de decomposição diminuir, quer dizer, o óleo começa a produzir as tais substâncias cada vez mais cedo.

Outro problema é que os resíduos que ficam nadando nas panelas de óleo, principalmente o sal, podem fazer a temperatura baixar ainda mais.

Então, na prática, quanto menos reutilizar o óleo, menor a chance de estar consumindo a terrível acroleína. A propósito, jogar óleo usado na natureza também não é uma prática muito boa por causa da contaminação que isso provoca no meio ambiente. Recomenda-se guardar em vasilhas e destinar para algum posto de coleta adequado no seu bairro, ou lige para (75) 3491-1351 e 9173-3106 e conheça o projeto "ÁGUA VIVA"

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Algumas Coisas Boas Marcaram Nesse Ano

Ultimo ano da década houveram algumas melhora nas questões ambientais.Nova Lei das Àguas do Estado da Bahia. Lei n.11.612/09,dispõe sobre a politica Estadual de recursos Hídricos,o sistema Estadual de gerenciamento de recursos hídricos,e outras providências. No municipio a partir dos últimos meses de 2009,ganhou a condição de promover licenciamento,por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente,antes atribuida apenas pelo governo do estado.A população começou a despertar,com olhar critico em relação, aos tipos de poluição,lixos desordenados,terrenos baldios,acúmulo de águas e esgôtos ao céu aberto,uma ainda pequena parte da população já se preocupam com a proliferação dos mosquitos que provocam a Dengue,a poluição sonóra ainda continua muito intensa,precisando mais colaboração da população para que estejamos melhorando sempre a qualidade de vida do nosso povo. Com a proximidade do fim do ano,é hora de fechar com chave de prata,refletir o que foi feito,e projetar o que podemos fazer. Nessa quarta feira temos acontecimentos importantes. Abertura da Feira do semi árido 15 16 e 17 na UEFS,encerramento do curso de formação para o desenvolvimento Territorial, disopbrasil. A tuma vão receber os certificados de gestão de projetos; uma exelente oportunidade foram,capacitadas pessoas envolvidas nas entidades da sociedade civil,para o desenvolvimento da sociedade como um todo. A secretaria de Meio Ambiente de FSA,os Guardiões do Meio Ambiente estará fechando o ano num encontro com as entidades parceras,escolas e colaboradores as 19;00 na Gelateria Italiana. O Movimento Àgua é Vida estará realizando no dia 20-12 segunda feira uma assembléia geral, e na oportunidade confraternizando com todos colaboradores,agradecendo a Deus por ter nos inspirado para lutar por um meio ambiente saudavel.

Reciclar óleo de cozinha contribui para diminuir aquecimento global

Quando as donas de casa desejam fazer pratos deliciosos que precisam de fritura, como batata frita pastéis, bolinhos, entre outros, usam o famoso óleo vegetal, ou simplesmente, óleo de cozinha. Mas depois da degustação é que chega o problema. O que fazer com o óleo já usado na fritura? O resultado é que, na maioria das vezes, esse óleo é jogado na pia, no ralo ou mesmo no lixo comum.

Seja qual for à opção escolhida, custará caro ao meio ambiente. O despejo indevido na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes.

A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global.


A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. O óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo da pia, acaba chegando ao oceano pelas redes de esgoto, em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano, através de uma ação anaeróbica (sem ar) de bactérias.

Conheça o projeto "ÁGUA VIVA"

domingo, 12 de dezembro de 2010

A Nossa Cidade e As Consequencias Ambientais

Feira de Santana,dos imensos Òlhos D`aguas, outróra muitas lagoas, nascentes,três bacias hidrográficas,o seu genuino rio subaé;o passageiro rio jacuipe,e o camarada rio pojuca. Cidade admirada por todos que houvem a sua história de crecimento urbano muito rápido,o consequente desenvolvimento economico. Só, que, quem de direito,gestores e a população nunca se preocuparam com futuro. Agrediram tanto a naturêza cada um ocupando seu espaço de forma desordenada,sem uma infra estrutura condizente para suportar uma,demanda populacional crecente. O que se ver são problemas de todos tipos imaginário. Um transporte urbano precário,sem organização de horários; Uma frota automobilistica com nùmeros alarmante,com as mesmas ruas e avenidas travadas e engarrafadas.Saneamento pluvial quase inesistente,exemplo foi os 70mm precipitado na ultima quinta feira,deixando a populaçâo, em diversos bairros apavorados.Serà que grande parte da populaçâo tambèm nâo tem a sua parcela de culpa? Serà que estamos exercendo em plenitude a condiçâo de cidadâos e cidadâ moradores na querida princesinha do serâo Baiano? Està na hora de mobilizaçâo,sociedade civil,autoridades governamentais, todos segmentos unir forças para que num futuro bem proximo,tenhamos uma cidade grande em todos sentidos,principalmente com boa qualidade de vida ambiental. Sò depende de cada um. Segundo a metereologia,vem mais chuvas;cuidado.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Cúpula de Cancún surpreende na reta final e toma decisões sobre clima

A conferência da ONU para o clima, a COP-16, terminou em Cancún, no México, na madrugada deste sábado de uma forma inesperada. Contra a expectativa de que não haveria anúncios relevantes ao final do encontro, foram firmadas duas decisões: a criação do Fundo Verde e a extensão do Protocolo de Kyoto para além de 2012, quando expira o tratado.

Embora os acordos sejam limitados e já vinham sendo discutidos, eles restauraram um pouco da credibilidade perdida em Copenhague. No "trabalho em duplas", coube ao Brasil e ao Reino Unido buscar o consenso sobre Kyoto e lidar principalmente com a resistência japonesa quanto ao tratado--na sexta-feira, o Japão, a Rússia e o Canadá haviam dito que não participariam da segunda fase de Kyoto.

Renovar ou não o Protocolo de Kyoto foi o grande debate na conferência. Os países opositores a Kyoto exigiam que fossem incluídas reduções das emissões para economias emergentes como Índia e China --esta é um dos maiores poluentes do planeta.

Já os grandes países emergentes dizem que não aceitariam um ônus tão grande quanto das nações ricas. Há, ainda, a questão dos Estados Unidos, que até agora não ratificaram Kyoto e a questão segue sem definição. Apesar do consenso, não houve fixação de datas e prazos.

A Bolívia foi o único a se posicionar contra as decisões da COP-16, argumentando que o plano não é suficiente para combater as mudanças climáticas. Segundo a delegação boliviana, elas são tão fracas, que poderiam colocar o planeta em risco. O país vai recorrer à Corte Internacional de Justiça de Haia para contestar o resultado da COP-16.

Às 4h no horário local, o presidente mexicano, Felipe Calderon, declarou em discurso que a COP-16 foi um "sucesso". Ele acrescentou que a "inércia da desconfiança" foi superada finalmente.

"O que temos agora é um texto. Se não é perfeito, é certamente uma boa base para ir em frente", disse o chefe das negociações da ONU, Todd Stern.

A criação do Fundo Verde, que ajudará as nações em desenvolvimento na luta contra as mudanças climáticas, também foi anunciada. A UE (União Europeia), Japão e Estados Unidos prometeram doações de até US$ 100 bilhões até 2020. A curto prazo, os países se comprometeram também com uma ajuda imediata de US$ 30 bilhões.

O pacote de medidas inclui ainda um mecanismo de proteção das florestas tropicais do planeta, cujo maciço desmatamento provoca 20% das emissões de gás do efeito estufa no mundo, e novos meios de dividir tecnologias de energia limpa.

Fonte: Folha

ECO-PONTOS

O projeto "ÁGUA VIVA" já conta com ponto de coleta do óleo de fritura e dendê usado nos seguintes bairros:

Centro - Secretária da Arquidiocese de Feira de Santana
Tomba - Associação José Constantino - fone 3225-6232 pessoa para contato Senhora Terezinha
Conjunto Arco Iris-Associação Comunitária do Conjunto Arco Ires e Adjacência fone 3614-3662 pessoa para contato Senhora Patrícia.

Se você quiser colocar um ponto de coleta no seu bairro entre em contato pelos fones (75) 3491-1351 e 9113-3106

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Reunião Extraordinária CBH do Rio Paraguaçú Planeja 2011 a 2013

Ocorroeu nos dias 09 e 10 de dezembro,na cidade de Riachão de Jacuipe,a reunião extraordinária do comitê de bacia hidrografica do rio paraguaçú,na oportunidade foi avaliado atuação do comitê durante o ano de 2010,e formatado o planejamento extratégico para os proximos três anos,já adequando as novas resoluções do CONERH, a ser aprovados na proxima plenária no inicio de 2011,com o preenchimento de algumas vacâncias existente no comitê, e adequação do regimento interno.

Projeto transforma óleo de fritura em biodiesel

Óleo de fritura usado causa prejuízo ao meio ambiente, se jogado no ralo da pia, no esgoto, no solo nos rios, nas nascentes etc., ou seja, o óleo descartado de maneira incorreta prejudica a todo(a)s, com as chuvas que caíram em nossa cidade vejam como ficaram as ruas alagadas as bocas de lobos entupidas uma das causas para que isso aconteça e devido o descarte do óleo de fritura nos esgotos.

Quem pode participar da reciclagem?

Associação de moradores, entidades religiosas, escolas, condomínios, empresas, restaurantes, hotéis pessoas podem aderir ao projeto "ÁGUA VIVA" de forma gratuita.

Como posso participar com o óleo da minha casa?

Todo óleo de fritura usado, seja de origem vegetal ou animal podem ser reciclados, siga a orientação abaixo:

1- Guardar o óleo em uma embalagem plástica (garrafas pet) ou outras

2- Tampe bem a embalagem para evitar qualquer transtorno.

3 – Leve na Secretaria do Arcebispado na Avenida Getulio Vargas, 394 - Centro, ou ligue para os fones (75) 3491-1351 e 9173-3106


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pagamento por serviços ambientais aproxima ambientalistas e ruralistas

A implementação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais é um ponto de consenso no embate entre ruralistas e ambientalistas em relação a propriedades no campo. Deputados representantes das duas bancadas concordam que o Brasil deve recompensar as iniciativas de proprietários na preservação ou recuperação do meio ambiente.

Na opinião do coordenador da Frente ParlamentarÉ uma associação suprapartidária destinada a aprimorar a legislação referente a um tema específico. As frentes podem utilizar o espaço físico da Câmara, desde que suas atividades não interfiram no andamento dos outros trabalhos da Casa, não impliquem contratação de pessoal nem fornecimento de passagens aéreas. As frentes parlamentares estão regulamentadas pelo ato 69/05, da Mesa Diretora. Em tese, deveriam conter 1/3 dos integrantes d Legislativo, mas na prática esse piso não é exigido. da Agropecuária, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), os problemas ambientais no Brasil só acabarão no dia em que houver pagamento por serviços prestados por proprietários rurais. “A valorização da floresta em pé é consenso. O produtor rural não pode pagar sozinho a conta do desmatamento. Afinal, quem polui mais é a cidade”, afirma.

Também para o líder do PV na Câmara e integrante da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Edson Duarte (BA), a atuação ambiental deve ser geradora de renda. Os problemas ambientais, disse, não devem ser resolvidos com filantropia.

Fundo
Segundo proposta aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na quarta-feira (1º), o Programa Federal de Pagamento por Serviços Ambientais (ProPSA), utilizando recursos de um fundo federal a ser criado pelo governo, vai remunerar iniciativas de preservação ou recuperação do meio ambiente.

Fonte: A^gencia Câmara

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Coleta de Óleo em Feira de Santana

A coleta de óleo de cozinha realizada pelo MAV, dentro do seu objetivo em sensibilizar e mobilizar a comunidade realizou nesta terça-feira 07/12, mais uma reunião com a presença de CLÁUDIA LIRA Consultora /OGR - PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEL S.A. com a presença de diversas lideranças comunitárias representantes da Caritas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Religiosas, Pastoral da Criança, Associação de moradores dos bairros Caseb, Gabriela III, agente de pastoral do conjunto Feira X entre outros, mais uma vez foi explicado à dinâmica do trabalho que é sócio ambiental

Muita gente ainda não sabe, mas o óleo de fritura também pode ser reciclado. O que antes era jogado no ralo da pia, vaso sanitário ou em bueiros, contaminando o meio ambiente e podendo provocar acidentes, hoje poderá ser reciclado

Para participar do projeto “ÁGUA VIVA” está à disposição fale conosco pelos fones (75) 3491-1351 ou 9173-310



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Óleo de fritura

Quando falamos em frituras, o óleo de cozinha é parceiro das donas de casa restaurantes, hoteis, pastelarias entre outras que o utilizam para suas frituras . O problema surge quando pensam em descartar o óleo. Jogo na pia? Na descarga do vaso sanitário? No bueiro da minha rua?

muitas pessoas não sabem que o óleo de cozinha é altamente poluente, principalmente, quando em contato com a água. Por esse motivo, é que o MAV criou o projeto "ÁGUA VIVA" com o objetivo de você dar um descarte correto ao óleo de fritura, neste sentido estamos visitando varias entidades, escolas, condominios, sindicatos entre outros para divulgarmos o nosso projeto e inserir todo(a)s nesta campanha da coleto do óleo.

Vamos colocar ponto de coleta em varios bairros da nossa cidade, estamos a disposição de quem queira colocar um ponto de coleta em sua comunidade, nos procure que forneceremos maiores informações a respeito do nosso projeto.

Assim como o petróleo causa catástrofes ambientais, quando derramado em grande volume nos rios, nós, dentro de casa, quando depositamos o óleo na rede de esgoto, estamos diminuindo as possibilidades de vida de muitos animais.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tempo do Advento Tempo Ideal Para Reciclar

Dezembro tempo de esperança,esperança de renovar-mos os nossos conceitos. È o melhor momento,em que todos os seguidores do Cristianismos ficam mais sensiveis. O advento representa esperar a vinda do nosso criador Jesus Cristo,no seu Natal;no Natal de toda humanidade cristã. È tempo de unir-mos forças para sensibilizar as pessoas da nacessidade de juntos construir e preservar vidas humanas,vidas animáis;vidas vegetal todas vidas do ecosistema,no alcançe de todos em cada atividade desenvolvida. Vamos cuidar do meio ambiente em que vivemos. Recicle o que puder, a partir da sua conciencia. Não depèdre,   não encha ruas de lixo,preserve os mananciais hídricos;arborize a sua rua,faça do próximo, mais proximo,ou menos proximo um amigo,uma amiga. Diga não a quaisquer tipo de violéncia,você jovens de todas idades sexo e etenias: Só o amor constroi vidas;vidas em abundância. Já pensou todas vezes que você
amigos, amigas não preserva o nosso meio ambiente você está contribuindo para ceifá vidas. Queremos que o tempo do advento seja importante para reciclar e sensibilizar a mim ,a você; a vocês, que venha o Natal de todos dias. "Uma dica" quando fritar qualquer alimento, não jogue o oleo ou gorduras na pia,no ralo, ou nos terrenos baldios, fazendo isso a Naturêza não perdôa nós temos o destino nos procurem nos enderêços mavfsa@hotmail.com...Feliz Natal

sábado, 4 de dezembro de 2010

*Com o objetivo de dar um encaminhamento adequado ao óleo de fritura usado, o MAV criou projeto “ÁGUA VIVA” para recolher Óleo de fritura Para evitar que o mesmo seja jogado na pia no ralo de esgotos, Contribuindo assim para uma melhor qualidade ambiental, evitando a contaminação do solo e da água, vamos colocar em vários bairros ponto de coleta do óleo

* Já estamos visitando alguns condomínios, escolas, restaurantes entidades religiosas, associações de moradores, sindicatos Numa primeira fase estará sendo feito visitas, em restaurantes, para montar postos de coletas onde o óleo deverá ser previamente acondicionado em garrafas ou garrafões plásticos, de preferência nas embalagens do próprio óleo, e devidamente fechados ou em garrafas pet. (nunca colocar o óleo enquanto este estiver quente dentro de uma embalagem).

* Os botijões destinam-se apenas ao óleo de fritura, pelo que não deverá ser depositado qualquer outro tipo de óleo,

Trata-se de um processo completamente gratuito para população e donos de estabelecimentos comerciais.

* Os óleos depositados nos botijões serão regularmente recolhidos e encaminhado para a UNIDADE DE TRATAMENTO

*Esta ação é mais um passo na coleta seletiva que O MAV está implantando em nosso município, aumentando o volume de resíduos passíveis de serem valorizados.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Projeto "Água Viva"



OBJETIVO GERAL

Melhorar as condições socioambiental da região através da coleta e reciclagem do Óleo e Gorduras Residuais, reduzindo o descarte aleatório no meio ambiente

OBJETIVOS ESPECIFICO
  1. Formar e fortalecer parcerias com outras instituições, aumentando assim o poder de abrangência do projeto.
  2. Formação de agentes (socio-ambientais multiplicadores) nos diversos bairros.
  3. Criação de um selo sócio ambiental para as empresas doadoras de OGR.
  4. Recolher óleos e gorduras residuais (OGR) em residências, restaurantes, hotéis, indústrias, lanchonetes...
COLETA
A coleta será feita nos Eco pontos que serão instalados em diversos bairros da cidade ou em locais de sugestão voluntária.

DESTINAÇÃO
Todo OGR será enviado a UNIDADE DE TRATAMENTO E ARMAZENAMENTO será enviado a PBIO(Petrobras biodiesel) para ser transformado em biodiese.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Campanha de Coleta do Óleo de Fritura

Continuamos apresentando o projeto "ÁGUA VIVA" nas comunidades, nesta quarta-feira 01/12, a direção do MAV esteve na Igreja católica São Tarcisio na Rua Pedro Suzart no bairro Brasília, apresentando o projeto para a pastoral da Família da paróquia dos Capuchinhos, agradecemos ao casal coordenador Analdino e Isoli e aos demais membros da pastoral que nos acolheu e se comprometeram em coletarem o óleo da pastoral naquela localidade.

Estamos à disposição das demais entidades religiosas, condomínios, escolas, sindicatos entre outros para apresentarmos o projeto, para maiores informações entre em contato pelos fones (75) 3491-1351 e 9173-3106



quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Coleta do Óleo de Fritura

Na ultima segunda-feira 29/11, o MAV esteve Boi Marruá Churrascaria Av. João Durval Carneiro, 3635 Ville Gourmet ao lado do Shopping Boulevard, em uma reunião do Sindicato dos Restaurantes, Hotéis, Bares, Pousadas e Similares de Feira de Santana, agradecemos ao presidente Senhor José Getulio de Araújo Andrade e aos demais presentes por ter cedido o espaço na reunião dos associados, para que fosse apresentado o projeto "ÁGUA VIVA", nesta terça-feira, recebemos um e-mail da Pousada Universo localizada na Avenida Transnordestina

3150 - localizada no bairro Parque Ipê, solicitada uma coleta de óleo, agradecemos ao Senhor Carlos proprietário da Pousada.
Ontem 30/11, Apresentamos o projeto a liderança e dirigentes de associação de moradores dos bairros: Caseb Tomba, Parque Ipê, Feira X, Queimadinha, Jardim Cruzeiro, George Américo, o distrito de Maria Quitéria e a comunidade urbana de Registro.
Agradecemos a todo (a)s que estão contribuindo para o projeto "ÁGUA VIVA".
Informamos que o nosso primeiro Ecoponto é na Secretaria da Arquidiocese na Avenida Getulio Vargas, 394, qualquer entidade que queria colocar um Ecoponto de coleta no seu bairro fale com conosco pelos fones: (75) 3491-1351 e 9173-3106.