sexta-feira, 31 de julho de 2009

A Festa do Milho é Comemorada em Santo Estevão

A festa do milho promovida pelos sindicatos dos trabalhadores rurais do território Portal do Sertão, EBDA e Prefeitura de Santo Estevão ocorreu nos dias 30 e 31 de Julho.
Na praça foram muitas manifestações culturais, musicais regionais, folclore e feira de produtos da agricultura familiar. Apresentação de grupos musicais em show permanente durante dois dias e comercialização de produtos artesanais dos artistas da região.
No centro de cultura a coordenação do portal dosertão e vários escritórios da EBDA realizou um seminário para representantes de vários segmentos Sociais onde foi apresentado os procedimentos do CGEP, inserindo agricultura familiar sendo responsável por 60% da produção de alimentos no Brasil e com a Lei 11.947 que obriga as prefeituras adquirir minímo 30% dos produtos alimentícios produzidos pela agricultura familiar, foi estabelecido um selo que identifica em toda parte os produtos é o (CGEP). A EBDA aproveitou para reiterar que a organização do MST assentados no município de Teodoro Sampaio vai receber a recuperação de um antigo engenho de açúcar para funcionar como fábrica de rapadura com a produção de cana da agricultura familiar .A Lei 11.947 será controlada por conselhos formados pela sociedade civil.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Conferência de Comunicação Social da Bahia

De um lado o governo, do outro a sociedade, entre os dois o desejo de discutir e propor políticas
públicas de comunicação partindo da crença de que é possível uma gestão compartilhada e coordenada entre ambos. Foram realizadas oito plenárias territoriais envolvendo os 26 territórios de identidade. Mais de 2.100 participantes discutiram a democratização da comunicação a partir de quatro eixos temáticos:
1- Comunicação e Desenvolvimento territorial;
2-Politicas públicas de Comunicação;
3- Comunicação e Educação;
4- Cidadania e novas Tecnologias da informação e Comunicação;
Foi discutido na conferência também a importância da criação de um fundo estadual de incentivo à produção de comunicação através do financiamento de equipamentos produzidos na Bahia com incentivos Fiscais para beneficiar associações de moradores, agricultores familiares e movimentos sociais e rádios comunitárias.
Democratizar a comunicação significa reconhecer as identidades trajetórias e condições sociais e políticas que caracterização do povo baiano garantindo a diversidade em todas as suas dimensões. A Bahia com seus 417 municípios agrega uma multiplicidade de saberes, histórias, personagens, valores e crenças que apenas a comunicação democrática e plural é capaz de viabilizar e contextualizar permitindo o resgate e valorização da memória das comunidades, territórios e do povo, bem como a construção ou resignificação de outras identidades.
Carta da Bahia -Resolução da Primeira Conferência de Comunicação Social da Bahia.

Ato Público


Aconteceu nesta quarta-feira 29/07, no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, o primeiro ato público em defesa da Petrobrás e sobre o pré-sal, organizado pelos sindicatos e entidades sociais, o MAV também esteve presente.
Entenda o que é a chamada pré-sal
A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal, que tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos. Para termos de comparação, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil ficaram em 13,920 bilhões (barris de óleo equivalente) em 2007, segundo o critério adotado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Ou seja, se a nova estimativa estiver correta, Tupi tem potencial para até dobrar o volume de óleo e gás que poderá ser extraído do subsolo brasileiro. A Petrobras, uma das empresas pioneiras nesse tipo de perfuração profunda, porém, não sabe exatamente o quanto de óleo e gás pode ser extraído de cada campo e quando isso começaria a trazer lucros ao país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito vários discursos em que mencionou que as reservas pertencem ao "povo brasileiro" e devem ser usadas em benefício do país, como para aplicações na educação. Lula chegou a mencionar que as reservas eram uma chance divina e deveria ser usada para reparar uma dívida com os mais pobres
Fonte: Associação Nacional dos Participantes da Petros - APAPE

Ciência e Tecnologia


No V auditório do modulo VII da UEFS, foi lançado nesta quarta-feira 29/07, a semana nacional de ciência e tecnologia, com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, do reitor da UEFS José Carlos Barreto, alem de professores e alunos inclusive do CETEB, diversas entidades que contou também com a presença do deputado federal Colbert Martins e representantes do MAV. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, fez um balanço dos principais avanços do setor e falou da importância de aproximar as pessoas dos temas científicos. Ele destacou ainda o Museu Antares, que será inaugurado em 11 de agosto.
As novidades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em todo pais no período de 19 a 25 de outubro do corrente ano foram apresentadas pelo professor Ildeu de Castro Moreira, diretor do departamento de difusão científica do Ministério da Ciência e Tecnologia.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Embelezamento e Estética é melhor com Segurança

A Prefeitura de Feira tem adotado uma política de manutenção da pavimentação de diversas ruas e avenidas com capeamento de asfalto. É bom para mobilidade do trânsito se forem bem sinalizadas e que haja melhorias e ordenamento de horários no sistema de transporte coletivo com a consequente facilidade do mesmo fluir com mais rapidez. Melhor ainda regularidade na manutenção dos esgotos pluviais e bocas de lobo na cidade.
Temos assistido há anos as dificudades que as pessoas de todas as faixas etária têm para aravessar avenidas, principalmente o trecho Getulio Vargas nos limites das ruas
Tucano-São Domingo, nos dois sentidos Frei Aureliano com tráfego pesado, que liga a avenida à zona sul nos dois sentidos. No horário de pico o perigo é grande para os estudantes, idosos, gestantes e a população em geral.
O MAV pede providências a quem de direito, é preciso adotar medidas, principalmente agora com a avenida e ruas adjacentes asfaltadas aumentou em muito a velocidade dos veiculos que trafegam naquela região taais como: Faixa de segurança, Semáforos, prepostos da SMTT e passarelas. Segurança é prevenção à saúde. Saúde é qualidade de vida para todos, essas são questões Socioambientais prioritárias para o Movimento Água é Vida!

Código de Meio Ambiente


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente encaminhou para a Câmara dos Vereadores o projeto de Lei que cria o Código de Meio Ambiente de FSA. O referido Código, cuja elaboração não foi socializada para a comunidade feirense, salvo uma meteórica discussão no Conselho de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA -, está próximo a ser apreciado pelos vereadores.
No ano de 2008 o MAV realizou algumas discussões acerca do Código, inclusive no I Encontro Municipal Sobre Questões Ambientais de Feira de Santana, além de intervenções no CONDEMA, onde apresentou seu repudio pela falta de uma ampla discussão acerca do tema.
O MAV, Objetivando garantir uma ampla discussão sobre o assunto, solicitou da Câmara de Vereadores a realização de audiências públicas para discussão do Código antes que o mesmo seja colocado em votação.
Uma primeira audiência foi agendada para o dia 12/08 às 14horas. Entretanto, entendemos ser necessária uma discussão prévia, envolvendo entidades da sociedade civil organizada, estudiosos e militantes envolvidos com a causa do meio ambiente em nosso município para pensarmos (1) estratégias de mobilização no intuito de garantirmos que a Câmara agende uma série de discussões em torno ao tema; (2) apresentarmos propostas de interesse da comunidade para serem garantidas no referido código e (3) evitarmos que o código seja um instrumento de defesa das elites de FSA.
Neste sentido convidamos-lhe a participar de uma reunião na Sede do MAV - dia 01/08 – às 09 horas, no Local Rua Castro Alves(próximo ao bispado, setor de artesanato) para aprofundarmos o debate.
Certos de poder contar com vossa presença, desde já agradecemos a atenção.

Atenciosamente,
José Carlos dos Passos Souza
Presidente

terça-feira, 28 de julho de 2009

CETEB FAZ 11 ANOS FORMANDO TÉCNICOS


O Centro Tecnológico da Bahia: CETEB, completou nesse 28 de julho 11 anos atuando na formação e qualificação de técnicos para o mundo do trabalho. Durante a solenidade de comemoração o Superitendente da instituição Profº Claudenir Moreira fez um histórico sobre a vida do CETEB agradecendo aos colaboradores, especialmente os conselhos de administração e o conselho fiscal que dão o suporte a OS e ACETEB gestora do CETEB. O Sr.Vivaldo França falou pela associação de pais de alunos e amigos do CETEB, usando um texto bíblico, homenageou à todos os que passaram e os presentes na pessoa do Profº Claudenir. O Dr. Sergio Aras, falou do orgulho de ser professor do CETEB e construtor do projeto de vida da instituição. O Sr. Adauto Franco presidente do conselho fiscal falou da importância da instituição e comparou o Claudenir ao Profº Aúreo de Oliveira , patrono do CETEB e o primeiro a implantar uma escola tecnica profissional no interior da Bahia. O Sr. João Batista presidente do conselho de administralção enalteceu a inteligência, impetuosidade e competência do Superitendente Claudenir.


O MAV já faz parte das entidades sócias da ASCETEB e congratula os 11 anos de sucesso na formação de profissionais especializados para o mundo do trabalho. Parabéns à todos do CETEB!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Direitos Ambientais São Direitos Humanos

''Afirmar que direitos ambientais também são direitos humanos é reconhecer que a proteção ao meio ambiente deve servir para assegurar a todo ser humano uma vida com dignidade. Isto é especialmente importante para nortear uma política estadual de gestão das águas.
Por isso afirmar que o direito a água é um direito humano é dizer que este não é apenas um bem econômico, mas acima de tudo um bem social e que este deve ser tratado como tal''
(PEAS) Educação ambiental para a sustentabilidade.

A SOS Paraguaçu tem o companheiro Carlos Romero à frente lutando bravamente contra tudo e todos visando evitar que o já reduzido Rio Paraguaçu se deteriore com toda devastação da sua mata ciliar, o rio abastece dezenas de municípios e irriga enorme quantidades de propriedades rurais, além de Salvador através do sistema de barragem Pedra do Cavalo, o Bioma caatinga da região, o pouco que resta, está sendo transformado em carvão e queimado nas olarias e padarias dos centros urbanos.
O Movimento Água é Vida convoca todos a fazerem justiça ambiental. Nós como indivíduos devemos fazer escolhas pessoais e de consumo que impliquem em gastar o mínimo possível de recursos da mãe Terra. Economize ÁGUA!

Assembléia


Realizou-se nesta quinta-feira 23/07/09, a Assembléia Extraordinária do MAV, para preenchimento de cargos vagos na Diretoria Executiva e no Conselho Fiscal, ficando composta assim a Diretoria Executiva: Presidente: José Carlos dos Passos Souza, Vice-Presidente: Adroaldo Oliveira dos Santos, 1ª Secretária: Ana Isabel Miranda Santana, 2ª Secretária: Cristina Batista Porto, 1º Tesoureiro: Wellington Silva Santana, 2º Tesoureiro: Humberto Lopes Rodrigues, Diretor de Comunicação: Vivaldo França e o Conselho Fiscal: Alaíde Carneiro Oliveira, Wilma da Silva Almeida, Tiago de Carvalho Santana, Dijavan Santos Carvalho e Carlos Antonio Carvalho de Azevedo, sendo todos empossados na oportunidade foi apresentado o planejamento do MAV para ser executado no período de 2009 á 2012.

domingo, 26 de julho de 2009

Visita ao Museu Parque do Saber

Cumprindo mais uma missão o DEA: Departamento de Educação Ambiental, MAV, Sala Verde juntamente com outras entidades e professores da rede municipal realizaram mais uma visita do programa que visa intregar todos segmentos sociais nas questões ambientais.
Desta vez passamos uma tarde no Museu Parque do Saber onde tivemos a oportunidade de assistirmos documentários relevantes ao enriquecimento de conhecimentos relativo ao planeta terra, ouvimos vários depoimentos realçando o pronunciamento de quem mais luta ao longo dos anos pelo meio ambiente em Feira de Santana. Reinvidicamos as autoridades presentes a implantação da Agenda 21 em plenitude no município e um Código de Meio Ambiente que seja aprovado pela Câmara de Vereadores, solicitamos que antes haja uma audiência pública para que a população participe e tenha co-responsabilidade nas decisões do que for aprovado, Citamos o Frei José Monteiro Sobrinho e outros deram opiniões, enfim, foi um momento rico.
A próxima visita prevista será no Rio Jacuípe no próximo mês de Agosto.


-

sábado, 25 de julho de 2009

Seminários de Consulta Pública do Projeto de Lei

O Movimento Água é Vida juntos a outras entidades ambientalistas SOS Paraguaçu, Sala Verde Fundação Buriti e outras associações participaram da mobilização e da realização do seminário no território Portal do Sertão, realizado em abril no Centro Diocesano em Feira de Santana.
O seminário nos territórios de identidade,de acordo com as diretrizes da politica Nacional de Educação Ambiental-PNEA-de descentralização institucional, participação e controle social a CIEA-BA realizou de novembro de 2008 a abril de 2009 seminários nos 26 territórios de identidade,convocando todos setores da sociedade para discutir Educação Ambiental no estado da Bahia. Foram dois dias com a grande maioria dos municípios do território Portal do Sertão os resultados dos debates aprovado nas plenárias de todos seminários realizados serão verificados pela procuradoria Jurídica do Estado. Finalizada as análise o Governador envia a Assembléia
Legislativa e sancionará as Leis Ambientais participativa da Bahia. Estaremos atentos e vigilantes de olho nos nossos gloriosos deputados.

Visitas Socioambiental DEA, MAV e Escolas

Foram visitas iniciais a Fonte dos Milagres e em seguida o aterro sanitário com o DEA: Departamento de Educação Ambiental da SEMMAM em parcerias com o MAV, SOS paraguaçu e rede de ensino escolar do município de Feira.
Na Fonte vimos a depreciação e o descaso como a população local e dos poder público que não conservação aquela importante reserva natural. No aterro, visitamos todos setores possíveis acompanhando o engenheiro responsável pela operacionalidade do aterro e nos municiando de todas informações técnicas, inclusive o tratamento do lixo hospitalar, a industrialização do Gás Metano (um dos vilões do aquecimento global), o chorume com seus diques coletores com materiais impermeabilizantes que no aterro não tinha o contato com solo obedecendo totalmente as normas internacionais.
A Visita nos deixou satisfeitos em saber que em Feira temos um aterro de qualidade internacional e é importante que a população precise conhece-lo a fundo.
Precisamos juntos criar mecanismos que permitam instruir a comunidade para a coleta seletiva domiciliar, economização da água, manter as ruas limpas e arborizadas fazendo cada um a sua parte para que tenhamos uma Feira de Santana dando exemplo de como se cuida da Natureza no Brasil concerteza a cidade agradecerá.

XI Reunião Ordinária do Comitê da Bacia do Paraguaçu

Início: Sexta 24 de Julho de 2009 08:30 Fim : Sábado 25 de Julho de 2009 14:00
Local: Santo Estevão

Programação: 24 de julho (sexta)8h30 - Abertura e Apresentação dos Presentes9h - Leitura e Aprovação das Atas das Reuniões Anteriores11h – Apreciação e Deliberação ad referendum de Carta de Recomendação ao CONERH - Conselho Estadual de Recursos Hídricos11h30 – Situação das Outorgas na Bacia do Paraguaçu12h – Almoço14h – Apreciação do Processo Eleitoral15h – Avaliação da Atual Gestão16h – O que ocorrer17h – Informes e Encaminhamentos da Reunião Anterior17h30 – Encerramento25 de julho (sábado)8h30 – Visita Técnica e Encaminhamentos12h – AlmoçoLocal: Santo EstevãoProgramação: 24 de julho (sexta)8h30 - Abertura e Apresentação dos Presentes9h - Leitura e Aprovação das Atas das Reuniões Anteriores11h – Apreciação e Deliberação ad referendum de Carta de Recomendação ao CONERH - Conselho Estadual de Recursos Hídricos11h30 – Situação das Outorgas na Bacia do Paraguaçu12h – Almoço14h – Apreciação do Processo Eleitoral15h – Avaliação da Atual Gestão16h – O que ocorrer17h – Informes e Encaminhamentos da Reunião Anterior17h30 – Encerramento25 de julho (sábado)8h30 – Visita Técnica e Encaminhamentos12h – Almoço14h – Encerramento


Período de Inscrição para candidatos ás vagas do Comitê do Paraguaçu
Início: Terça 28 de Julho de 2009 Fim : Terça 18 de Agosto de 2009

Período de Inscrição para candidatos ás vagas dos Comitês das Bacias do Recôncavo Norte e Inhambupe / Verde e Jacaré
Início: Terça 28 de Julho de 2009 Fim : Terça 11 de Agosto de 2009



fonte:INGÁ

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Os nossos parabéns a comunidade da C.Nova pelos 40 anos

O MAV participou das comemorações dos 40 anos de fundação,do Conjunto Cidade Nova.
Na oportunidade, nós que presenciamos a construção do primeiro conjunto habitacional do sistema financeiro de habitação no interior da Bahia sentimos felizes em participar do grande acontecimento de crescimento de projeção da cidade de Feira de Santana em torno de um conjunto com uma população de feirenses concebidos e gerados na cidade nova na sua segunda geração. Esperamos a participação de todos moradores daquele conjunto cuja a população é maior do que mais de 50% dos municipios baianos. Nós do MAV lutamos para que tenhamos uma Cidade Nova com saneamento compativel, coleta seletiva do lixo, ruas arborizadas, economizando sempre o precioso líquido que é a Água e desejamos muitos 40 anos de vida plena... Parabéns!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Aterro Sanitário


Definição:

Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.
Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mal cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.
Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Conselho Ambiental do Território Portal do Sertão

Conforme deliberação na 2ª conferência do MAV, realizada em março deste ano aconteceu nesta quarta-feira à primeira reunião da comissão provisória para criação e implementação do Conselho Ambiental do Território Portal do Sertão, estiveram representando da diretoria do MAV, o presidente José Carlos dos Passos Souza, a secretária Ana Isabel Miranda Santana, o tesoureiro Wellington Silva Santana e o diretor de comunicação Vivaldo França, representando os municípios presentes, de Santo Estevão Elza Souza Santos Maria, de Terra Nova Maria das Graças Souza Ferreira, de Santanopolis e Antonio Cardoso a Ir. Ceverina Cadore alem da Ir. Liotéria Carlote de Oliveira representando a cáritas, Carlos falou do objetivo da reunião que é a elaboração do regimento do conselho o que foi aceito pelos presentes ficando os mesmo encarregados de buscarem modelos de regimento para apresentar na próxima reunião dia 12/08/09, às 9hs. Na Secretária do Arcebispado na Avenida Getulio Vargas, 394, com a presença dos demais municípios participantes do Território Portal do Sertão que serão convidados na reunião do mesmo que acontecerá dia 31/07/09, no município de Santo Estevão, com apresença da diretoria do MAV onde vai expor para os presentes às propostas aprovadas na nossa 2ª conferência.

Chorume





Definição:


Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).

O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).
Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.

Existe também o necrochorume que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres. Há também, neste caso, a necessidade do tratamento desta substância nos cemitérios.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Encontro de Renovação do Comitê de Bacia do Paraguaçu

Acontece hoje (21/07/09),no município de São Felix, as 9h, na Câmara de Vereadores um encontro regional com o objetivo de orientar a comunidade local sobre os requisitos necessários para que os representantes da sociedade civil e o poder público participem do processo eleitoral, para a primeira renovação dos membros do Comitê da Bacia do paraguacu.
Este encontro será mediado por técnicos do INGÁ Institudo de Gestão das Águas e Clima.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Assembléia Geral Extraordinária


Edital de Convocação

O presidente do MAV - Movimento Água é Vida em defesa da Água e da Saúde, no uso das suas atribuições estatutárias, convoca todo(a)s, associados para Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 23/07/2009, na Secretaria Arquidiocesana situada na Av. Getulio Vargas, 394, às 19:00 horas em primeira convocação e as 19.30 horas em última convocação com a seguinte pauta:

1- Preenchimento de cargos em vacância na diretória executiva e do conselho fiscal

2- O que ocorrer.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:
1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Fonte: ONU

sábado, 18 de julho de 2009

Qualidade da água do manancial subterrâneo em áreas urbanas de nossa cidade

Um estudo de corte transversal avaliou a qualidade bacteriológica e físico-química da água subterrânea utilizada para consumo humano em duas áreas urbanas de Feira de Santana (BA). Selecionou-se uma amostra estratificada proporcional por área e número de unidades prediais nas áreas de estudo. Os resultados das análises das 120 amostras de água coletadas foram comparados aos valores máximos permissíveis para consumo humano nas legislações federais vigentes no Brasil. Foram encontrados coliformes totais em 90,8% das amostras, coliformes fecais em 65,8% e mais de 500 unidades formadoras de colônias de organismos heterotróficos/ml (UFC/ml) em 74,1% das amostras analisadas. Os seguintes parâmetros físico-químicos analisados não atenderam ao recomendado legalmente: pH (correspondendo a 82,8% das amostras), turbidez (23,4%), cloreto (12,5%) e cor (7,5%). A concentração de nitrato estava acima do recomendado em 88,2% das amostras analisadas e a de amônia, em 32,7% das amostras. O elevado percentual de amostras fora dos padrões de potabilidade representa risco à saúde dos consumidores de água deste manancial subterrâneo.

Silva,Rita de Cássia Assis da
Araújo,Tânia Maria de

(23/05/2005)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - O USO ADEQUADO DOS RECURSOS HÍDRICOS

A água vem sendo nos últimos anos, alvo de grandes cenários, desde a escassez em algumas regiões brasileiras; ou poluição, envenenamento e esperdício em outros.
Abordar sobre esse tema nos remeteremos a períodos trágicosocasionados a outros recursos da natureza como a guerra de ouro, seguido da guerra do petroléo e que num momento muito em breve a população mundial estará guerreando por água, ação esta que já vem ocorrendo de forma mascarada.
O maior crime causado a este recurso, além da contaminação falar em privatizar o bem da humanidade e da vida dos seres vivos.
Diante de tantas tentativas, sobre o uso adequado da água, surge à educação ambiental como um instrumento norteador que mostra na pratica as diversas possibilidades do manejo adequado do essencial recurso à vida. A utilização da água de forma cociente por cada cidadão é uma questão de reeducação do individuo nas suas necessidades diárias: de beber, lavar, cozinhar, banhar-se, sem desperdiçar, e no gesto simples basta pensar no artigo 225 da Constituição Brasileira que diz: "Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem do uso comum do povo e essencial a saúda qualidade de vida"...
Assim com na Constituição o artigo 2º da Declaração Universal dos Direitos da Água determina "À água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial da vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito á água é um dos direitos fudamentais do ser humano: o sireito á vida tal qual é estipulado no artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos do Homem".
Restam-nos apenas repensarmos sobre os nosso comportamentos, atitudes, ações, enfim nos encolvermos nos programas e projetos da vida, de forma coletiva e solidária.

Valdemiro Lopes Marinho
Professor da UEFS e FTC, biólogo, mestre em
educação e doutorando em meio ambiente.

Acontecimentos do MAV

2009
Foi realizada a 2ª Conferência Água e Saneamento Ambiental de Feira de Santana
Local: Centro Arquediocesano – FSA-Ba.

2007
Comemorou os 10 anos do Movimento Água é Vida



















2006

Foi realizada a 1ª Conferência sobre Água e Saneamento Ambiental de Feira de Santana
Local: Salão Paroquial Santana, Matriz – FSA-Ba.

2005
Comemorou a Semana da Água, que na verdade é no dia 22 de março.

2003
Em 2003 comemorou-se o dia internacional da água com uma caminhada e abraço ao Rio Jacuípe que está sendo degradado pela ação humano e pelo descaso dos poderes públicas.

2001
Em 2001 e um iniciou-se a luta contra a privatização da EMBASA – Empresa Baiana de Água e Saneamento, proposta pelo governo do estado com a aprovação do prefeito municipal e de dezoito dos 21 vereadores. Uma grande mobilização se iniciou, com denúncias, entrevistas em rádios, panfletos, abaixo-assinados e um projeto de lei de iniciativa popular com vinte e quatro mil assinaturas revogando a lei que autorizava a privatização. O governo foi obrigado a recuar e a lei foi revogada.
O Movimento Água é Vida ganhou visibilidade e credibilidade na comunidade e na região. Depois, organizou-se uma exposição em frente à prefeitura Municipal e entregou-se à Câmara Municipal um abaixo-assinado com mais de sete mil assinaturas propondo que as obras de pavimentação de ruas fossem executadas juntamente com obras de saneamento básico.
Organizou-se depois um debate com candidatos a deputados sobre a questão da água.

2000
Em 2000 publicou-se uma cartilha informando as comunidades sobre o Sistema Único de Saúde.



1997
Em maio de 1997, a partir do caos em que se encontrava a saúde pública em Feira, com pessoas morrendo nos hospitais sem atendimento, especialmente no Hospital Regional Clériston Andrade, um grupo de pessoas discutiu o assunto e em contato com o então Bispo Diocesano, D. Itamar Vian, celebrou-se uma missa em frente ao hospital como forma de denunciar a situação e chamar a atenção da comunidade para o problema.
As pessoas continuaram a se reunir regularmente, buscando formas de interferir para melhorar a situação. Entre outras atividades, foram realizados seis seminários, um por ano, tendo-se como temática central a saúde pública, destacando-se situações relacionadas como o uso da água e a falta de saneamento básico.
Iniciou-se também uma luta pela implantação de conselhos locais de saúde nos bairros, conseguindo-se inclusive a aprovação de uma lei pelo legislativo feirense, mas que não se concretizou por falta de empenho dos gestores públicos.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Água no Planeta

Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituido de água, sendo que somente 3% são água doces.Menos de 1% de toda água que existe é propria para consumo do homem e está nos rios, lagos e lençóis subterrâneos de dificil acesso. isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da qualidade total de água.

A água no Brasil
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. tem a maior reserva de água doce da terra, ou seja, 12% do total mundial. a Bacia Amazônica concentra 73% do volume de água doce do país e os 23% restantes distríbuem-se desigualmente pelo Brasil, para atender a 93% da população. População Sudeste, mais populoso, conta com 6% dos recursos hídricos. e o Nordeste, com menos ainda 3%

Fonte: Agenda INGÁ 2009

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Nossas lutas, nosso movimento!

MOVIMENTO
ÁGUA É VIDA
EM DEFESA DA ÁGUA E DA SAÚDE
Avenida Getúlio Vargas, 394 – Feira de Santana - Ba.
CNPJ: 06.072.168/0001-99
mavfsa@hotmail.com; http://mavfsa.blogspot.com/
Utilidade Pública Municipal nº. 2652/2006
Utilidade Pública Estadual nº. 10068/2006


Histórico Movimento Água é Vida

Em 21 de maio de 1997, pessoas morriam nas filas do Hospital Geral Clériston Andrade por falta de atendimento. Os apelos da imprensa não alteravam o quadro. Foi quando, um grupo de pessoas se reuniu e resolveu mobilizar a comunidade em função do problema, realizando manifestações públicas contra a situação e uma missa campal celebrada pelo Bispo Diocesano em frente ao hospital. Desses fatos, iniciou-se a organização do Movimento Água é Vida – em Defesa da Água e da Saúde, registrado como ONG em 2003, com o propósito de conscientizar a comunidade para a defesa dos mananciais aqüíferos (lagoas, rios, nascentes) e sobre as questões da saúde pública, com foco no saneamento básico.
Em 1999, com as privatizações do governo federal, surgem às primeiras notícias da intenção do governo do Estado da Bahia em privatizar a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento. Assim decidiu se fundar o MOVIMENTO ÁGUA É VIDA – Em Defesa da Água, da Saúde e da Vida. Por orientação do governo do Estado, os prefeitos começaram a enviar às Câmaras Municipais Projetos de Lei autorizando a privatização da EMBASA, inclusive em Feira de Santana. Em 2001 a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou projeto de lei do Executivo Municipal privatizando a Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA) e o Movimento Água é Vida liderou e coordenou uma grande mobilização social, apresentando um Projeto de Lei de Iniciativa Popular na Câmara Municipal revogando o projeto de privatização da EMBASA, o que foi conseguido.
O MOVIMENTO ÁGUA É VIDA assumiu a coordenação da luta, conscientizando a população sobre a água, como bem natural e direito de todos. Elaborou-se e apresentou-se à Câmara Municipal de Feira de Santana um Projeto de Lei de iniciativa popular, com 24 mil assinaturas para evitar a privatização. A comunidade apoiou integralmente o movimento. Várias manifestações públicas foram realizadas nas ruas da cidade e na Câmara Municipal. A iniciativa de Feira de Santana foi reproduzida em vários municípios do Estado, inclusive Salvador. Na maioria dos municípios, o resultado foi semelhante ao de Feira de Santana: as Câmaras Municipais aprovaram as propostas do executivo, autorizando a privatização da EMBASA e revogaram a medida depois.
O mesmo grupo de pessoas – religiosas líderes comunitários, professores – continuou se reunindo e atuando em defesa da saúde pública, conseguindo, posteriormente, indicar um representante para o Conselho Municipal de Saúde, que se mantém até hoje.
Em 2003, além do trabalho junto às comunidades sobre a questão do saneamento básico, realizaram-se três atividades importantes: um seminário em parceria com o SINDAE; uma caminhada até o rio Jacuipe (que forma o lago Pedra do Cavalo que abastece toda a região), para demonstrar aos participantes as toneladas de esgotos e outras agressões que recebe; e um seminário com professores das redes municipal e estadual que estão levando a discussão às salas de aula.
Findo esse estágio de luta, o MOVIMENTO ÁGUA É VIDA se dedicou a um trabalho educativo em Feira de Santana em defesa da água. Em parceria com o SINDAE – Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto do Estado da Bahia realizou 5 (cinco) seminários sobre a água, discutindo-se a situação da água no mundo, no Brasil, no Nordeste e em Feira de Santana. Além disso, levou-se essa discussão para as comunidades de base da periferia urbana de Feira de Santana, combinando-a com a questão da falta de saneamento básico.
Anualmente se realizam várias atividades na “Semana da Água” (março) e seminários municipal que tem contado em média com 150 participantes/cada destinados a lideranças comunitárias sobre temáticas como Água, Saneamento Básico, Saúde Coletiva, Controle Social dos serviços de saúde. Em 2006 realizou a I Conferência Sobre Água e Saneamento Ambiental, com a participação de 12 municípios baianos e representantes do estado de São Paulo. Neste ano será realizada a II Conferência sobre Água e Saneamento Ambiental, realizando debates e reflexões com as lideranças comunitárias, pastorais e sindicais dos municípios do Território Portal do Sertão.